Professores da Urcamp integram corpo de avaliadores da 11ª Feira de Ciências da Escola São Pedro

Um grupo de sete professores da Urcamp integrou o corpo de avaliadores da tradicional Feira de Ciências da Escola Cívico-Militar São Pedro, realizada na manhã desta quarta-feira, dia 10. Ao todo, foram apresentados 105 trabalhos desenvolvidos pelos estudantes dos anos finais (6º ao 9º anos) e outros 20 produzidos pelos alunos dos anos iniciais (1º ao 5º anos), todos com o acompanhamento e monitoria direta dos professores da área de ciências.

“Nossa Feira de Ciências é tradicional, são 11 anos apresentando trabalhos e a cada ano superando o anterior em número e relevância”, analisa a diretora da escola, Cleumara Pons Britto. A professora também destaca que a Feira é uma oportunidade de estabelecer ou ampliar relações com outras instituições de ensino. “Acho muito importante a participação da Urcamp, até para proporcionar uma troca de informações e de conhecimento”, conclui. Já a professora de Ciências que é uma das organizadoras do evento, Hélen da Cruz Miranda, informa que a Feira é importante porque inicia a produção científica dos alunos. “Esse letramento científico é preconizado pela Base Comum Curricular, mas acima de tudo, os alunos aguardam pela feira de ciências ao longo do ano, já é uma expectativa”, comemora.

O Centro Universitário da Região da Campanha marcou presença com o pró-reitor de Ensino, Rafael Moreira, e o pró-reitor de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa e de Extensão, Guilherme Collares, além de outros cinco coordenadores de cursos da Graduação.“Me chamou a atenção a alta qualidade dos trabalhos e o interesse dos alunos. Em todas as bancas que chegamos todos se esforçam para mostrar, orgulhosos do trabalho que fizeram”, detalha Guilherme Collares, que é o pró-reitor que trata das iniciativas ligadas à pesquisa na Urcamp. Para ele, o envolvimento dos jovens demonstra o comprometimento com o futuro científico e cultural da região.