Clube de Basquete de Bagé realiza práticas na Semana Acadêmica da Educação Física

Na quadra poliesportiva do Ginásio Corujão, os acadêmicos da Educação Física conheceram a didática e as técnicas utilizadas para ensinar crianças e jovens a jogar basquetebol. Quem ministrou a oficina foram três educadores físicos, todos egressos da Urcamp, e que estão a frente do Basquetebol Bagé Clube. A entidade existe desde a década de 1980, teve um tempo desativada e retomou as atividades sete anos, com foco no ensino e aprendizagem do esporte às categorias de base de Bagé: como sub-12 na iniciação, sub-14 e sub-17. O professor Alex Peçanha é um dos educadores físicos que integra a seleção de técnicos, juntamente com os educadores físicos Bruno Lopes e Lucas Saraiva. Peçanha diz que a oficina busca acrescentar elementos que facilitam a aplicabilidade do basquete nas escolas, por exemplo, já que o esporte, não tem tanta projeção no Brasil, como em outros países. Ainda assim, o clube de Bagé já disputou campeonato estadual com as equipes de outras cidades que jogam o brasileiro, sempre numa relação de igualdade, conta. “Das dez equipes estaduais que jogamos só não vencemos uma, então temos um bom nível e estamos fomentando um esporte que ainda não é tão aplicado nas escolas por falta de informação e de formação”, explica o professor.

Para os alunos, é um aprendizado a mais que acrescenta na formação, dentro da Semana Acadêmica do curso, é o que enfatiza o coordenador da Educação Física da Urcamp, professor Dr. Antônio Evanhoe Sobrinho. Ele alerta o fato de que é importante prestigiar os ex-alunos, que hoje atuam de forma bem sucedida na profissão. “Nós sempre procuramos valorizar nossos egressos e isso estimula também os nossos alunos, mostra que eles também podem ter sucesso depois da graduação”, aponta.

A programação da Semana Acadêmica da Educação Física em Bagé segue nesta quarta-feira, com mais uma prática, através do Treinamento Funcional na Escola, com os professores Lucas Coelho e Diego Coelho, também egressos da Instituição. Na quinta-feira haverá o Capoeira na Escola, com mestre Lealdino, da Abadá Capoeira. Sexta-feira, a programação encerra com Golf Adaptado, com o professor Thomaz Segredo.