Urcamp integra grupo para difundir novas diretrizes curriculares de Ciências Contábeis
O Curso de Ciências Contábeis da Urcamp foi convidado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS) para tratar das novas diretrizes curriculares nacionais para o curso (DCNs). O evento teve início na sede do CRC, em Porto Alegre, no último dia 26, mas a abordagem deve percorrer todo o estado a fim de esclarecer detalhes da Resolução CNE/CES no 1, de 27 de março de 2024.
O objetivo da discussão é o de promover um espaço de diálogo e alinhamento acerca das novas diretrizes, destacando as principais mudanças e desafios para a formação dos futuros profissionais. De acordo com o coordenador do curso na Urcamp, João Cleber Lopes, a legislação traz ênfase nas demandas atuais do mercado, como sustentabilidade, tecnologia e área tributária. “Nas novas diretrizes, são aprofundados temas como a necessidade de maior aliança entre a teoria e a prática, o que já desenvolvemos desde o primeiro semestre de 2025”, descreve o coordenador. O professor adianta, também, que pontos como o estudo por competências e a curricularização da extensão já são desenvolvidos nos Projetos e Práticas Extensionistas mediante parceria com instituições da comunidade. “Um exemplo é o trabalho que temos com a Receita Federal, por meio do qual desenvolvemos mantemos o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) que auxilia a população, especialmente de baixa renda, no acesso a direitos e deveres tributários”, descreve.
Um curso atualizado
No contexto de uma análise atualizada das demandas do mercado, Lopes informa que o curso de Ciências Contábeis da Urcamp se beneficia das mudanças, uma vez que é oferecido, desde o início do ano, com uma matriz adaptada às novas DCNs. “As orientações recebidas, além do grupo de estudos formado para apoiar a adequação dos cursos às novas exigências curriculares, serão essenciais para a formação dos nossos atuais alunos”, conclui.
A reunião serviu também para reforçar o compromisso do CRCRS da importância da parceria entre as IES e o conselho profissional na qualidade dos cursos para disponibilizar profissionais de excelência, além de seguir com o maior índice de aprovação no Exame de Suficiência do CFC.