Enogastronomia riograndense vira aula prática da Gastronomia

O banquete típico da cultura gaúcha foi elaborado com muito zelo pelas acadêmicas do curso de Gastronomia da Urcamp, sob a orientação e condução da enóloga e gastróloga, professora Fernanda Dall'asta.

O cardápio resgatou a enogastronomia riograndense e os pratos típicos foram divididos assim:

- Paella campeira

- Entrevero

- Moqueca de traíra

- Traíra frita ao molho de escabeche

- Feijoada pampeana

- Massa frita com charque

- Quibebe com charque

- Couve com bacon e laranja

- Abóbora caramelizada

A atividade faz parte das aulas práticas que acontecem semanalmente no laboratório da Gastronomia e Nutrição. A acadêmica formanda Yasmin Hamed, destaca a riqueza de sabores, receitas e combinações que aprendeu ao longo do curso. “A gente consegue harmonizar os vinhos da campanha com os insumos tradicionais da região, respeitando a sazonalidade dos alimentos. Está sendo incrível, uma experiência multissensorial e de grande aprendizado”, conta.

A professora, que também é especialista em Enologia, explica que o trabalho de sala de aula busca valorizar o que temos na região. As receitas autorais, também fazem parte do conteúdo e estimulam as alunas a também criar suas próprias receitas, mesclando vinhos, carnes, o arroz, as uvas, os azeites produzidos aqui. A docente exibe com orgulho o livro Braseiros e Fogões – culinária gaúcha, que lhe foi presenteado pelo autor Walter Juarez Mattos, seu conterrâneo pedritense. O material também tem sido referência e auxiliado nas aulas. “Nós reforçamos a importância dos insumos locais regionais, temos muitas influências que podem ser aproveitadas e as vezes falta a valorização até do próprio gaúcho, por isso tentamos resgatar”, justifica.

A sobremesa foi com brigadeiro de vinho. As frutas da região como pitangas, amoras, butiás, guabijús são muito utilizadas em sobremesas, sempre com forte identidade local.

Dall'asta ressalta que os temperos, como pimentão amarelo e verde, pimenta vermelha, como ingredientes, ajudam a ambientar o sabor gaúcho, através das cores da bandeira riograndense.