Coordenadora do Curso de Direito da Urcamp é aprovada em defesa de doutorado

Avaliação final foi realizada de forma virtualizada.

A coordenadora do curso de Direito da Urcamp, professora Lourdes Helena Martins da Silva, defendeu, neste dia 7, a tese de doutorado junto ao Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas - UFPel. O trabalho recebeu o título de: “Cadeias de vida: histórias de mulheres aprisionadas pelo tráfico de drogas”, para o qual a autora recebeu a orientação do professor doutor Marcus Vinicius Spolle.

 

A proposta envolve a análise de um tema relacionado à segurança pública, gênero, raça e direitos humanos. A banca para avaliação foi composta pelos professores doutores Marcus Vinicius Spolle, Rochele Fellini Fachinetto (UFRGS), Marilis Lemos de Almeida e Amilcar Vilaça de Freitas (IFSul), que aprovaram o trabalho apresentado.  A professora da Urcamp informa que a tese foi construída a partir de pesquisa de campo realizada de 2021 à 2024 no Presídio Regional de Bagé. “A abordagem científica tem o objetivo de desvelar os impactos trazidos pelo engajamento no comércio ilegal de drogas e pela experiência de encarceramento na construção da identidade de mulheres que foram condenadas pelo sistema judiciário brasileiro”, explica Lourdes ao trazer sua análise de campo sobre as mulheres que tiveram envolvimentos com o tráfico de drogas e que cumpriram suas penas privativas de liberdade na unidade prisional local.

 

Para a autora, a proposta em debate não deve limitar-se apenas a qualificar a discussão acadêmica e social sobre o tema. “Minha intenção é que o trabalho sirva de base para o desenvolvimento de políticas públicas efetivas voltadas às mulheres egressas do sistema penal, com ênfase na qualificação profissional e na sua plena inclusão social”, recomenda Lourdes Helena. 

Mais fotos