Urcamp lança o Vestibular Solidário em São Gabriel

Por: Marcelo Ribeiro - Caderno 7

O Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp) lançou em São Gabriel e demais campi o Vestibular Solidário, iniciativa que busca auxiliar os desabrigados do Rio Grande do Sul, segundo o reitor Guilherme Cassão Bragança Marques e o pró-reitor de Ensino, Rafael Moreira, em visita ao campus local na quarta, 5 de junho. A proposta é oferecer isenção na inscrição do vestibular em troca de doações para os afetados pelas recentes calamidades no Estado.

No Vestibular Solidário, é pedida a doação de alimentos e materiais de limpeza, tanto para vestibulandos e alunos da instituição, que receberão um curso livre na plataforma QUO. A Urcamp reforça a importância do campus de São Gabriel para suas atividades, destacando o papel comunitário da instituição. Além do vestibular, a universidade está trabalhando na implementação de novos cursos. Entre eles, a retomada do Curso técnico em enfermagem e outras formações que ainda estão em fase de estudo.

"Estamos ampliando nosso portfólio de cursos, tanto técnicos quanto de graduação, visando beneficiar toda a região de São Gabriel e municípios vizinhos", afirmou Rafael Moreira. A instituição também planeja retomar o curso de Psicologia no campus gabrielense até 2025. As inscrições para o Vestibular Solidário podem ser feitas pelo endereço vestibular.urcamp.edu.br.

Sobre a situação financeira da universidade, Marques explicou que, apesar das dificuldades, a Urcamp tem trabalhado para manter suas operações e buscar soluções sustentáveis. Uma comissão de sustentabilidade financeira foi criada para potencializar a viabilidade da instituição e garantir a continuidade de suas atividades.

O Reitor destacou ainda a importância da transparência e da comunicação com a comunidade sobre os esforços para superar os desafios financeiros, buscando emendas parlamentares e outras fontes de financiamento para revitalizar as estruturas da universidade.

"A Urcamp, com mais de 60 anos de história, continua comprometida em oferecer educação de qualidade e contribuir para o desenvolvimento da região", finalizou Guilherme. Também se discute a possibilidade de resgate dos prédios anteriormente utilizados pela instituição, o que depende de recursos financeiros.