Comung realiza reunião com o pré-candidato ao Governo do RS, Beto Albuquerque

A agenda tem por objetivo discutir o Ensino Superior Comunitário, com todos(as) os(as) candidatos(as) que demonstrarem interesse em dialogar sobre o tema. As 14 Universidades Comunitárias Gaúchas, integrantes do Comung,  buscam destacar a importância dessas Instituições que, historicamente, contribuem para o desenvolvimento regional do Rio Grande do Sul.


Assim como ocorreu na última quarta-feira, 01, junto ao presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva, nesta sexta, 03 de junho, os(as) Reitores(as) do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas, presidido pela Reitora do Centro Universitário da Região da Campanha - Urcamp, professora Lia Maria Herzer Quintana, reuniram-se ao pré-candidato ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Beto Albuquerque, do Partido Socialista Brasileiro - PSB. O encontro teve como objetivo aprofundar as pautas inerentes à educação de nível superior e reforçar a importância das 14 Instituições que compõem o Comung para o desenvolvimento do estado.

Participaram do encontro com o pré-candidato ao Governo do RS nas Eleições de 2022, Beto Albuquerque: reitora Lia Maria Herzer Quintana, Urcamp e Presidente do Comung, Cátia Maria Nehring, Unijuí e Tesoureira do Comung, Bernadete Maria Dalmolin, UPF e Secretária do Consórcio, Reitora Evania Schneider, Univates, Reitor Fábio Dal-Soto, Unicruz, Vice-Reitor Artur Jacobus, Unisinos, Reitor Paulo Fossatti, Unilasalle, Reitor Rafael Frederico Henn, Unisc, Tamara Pavan, representando Reitor Arnaldo Nogaro, da URI e a assistente do Comung, Viviane Born.

Após a saudação inicial e a apresentação dos representantes das 14 ICES, a Presidente do Consórcio fez uma breve apresentação do Comung, sua importância no contexto de abrangência de todo o estado, bem como a importância de suas Instituições sempre oferecendo formação com qualidade, ressaltou que quando o Estado não alcançou, no passado, o interior do Estado com educação superior, estas foram pioneiras.

Na sequência, todos(as) os(as) reitores(as) se manifestaram trazendo as pautas do Comung, bem como destacando o significado das “comunitárias” e o potencial das Universidades Comunitárias Gaúchas para o desenvolvimento regional. Dentre os destaques, foram pontuados: concorrência desleal de várias instituições, com fins lucrativos, que oferecem educação de baixa qualidade e estão ocupando o espaço das instituições históricas, que primam pela qualidade do ensino e sempre contribuíram com o desenvolvimento do Estado, cada uma na região em que está inserida; programa de Bolsas para o Ensino Superior Comunitário, bem como a infraestrutura instalada para apoiar o estado no ensino básico e/ou superior, entre outros. O Comung irá subsidiar o candidato com informações do programa de bolsas de SC, denominado Uniedu. O pré-candidato manifestou alinhamento e apoio às demandas apresentadas pelos Consórcio, agradeceu a oportunidade e se colocou à disposição para novos diálogos.

Durante a reunião, o diálogo entre os(as) reitores(as) e o pré-candidato frisou, ainda, a preocupação com a educação básica, principalmente em se tratando do Rio Grande do Sul, onde existem quase dois mil professores sem ensino superior e um número significativo de professores com idade próxima da aposentadoria, fato que, em um futuro bastante próximo, irá impactar dentro das salas de aula. Com a baixa procura por licenciaturas e com o risco de fechar estes cursos, Beto Albuquerque disse que o estado poderia disponibilizar bolsas de estudo nas Universidades Comunitárias para formar esses professores, de acordo com os locais onde estão inseridos. Iniciativa similar, inclusive, foi relatada que existe no estado vizinho, Santa Catarina, onde os professores não apenas são contemplados com bolsas integrais nas Comunitárias, como também recebem uma ajuda de custo como incentivo para a sua formação.

Sobre os cases de sucesso, chegou-se à conclusão de que é importante o estado do RS abraçar as Comunitárias, tal qual fez o governo catarinense. Um paralelo foi feito entre a parceria existente entre as Universidades do Comung e o governo Gaúcho na área da saúde, tendo em vista que as Comunitárias têm hospitais filantrópicos, podendo, desta forma, construir este elo na educação.

Lançada nas redes sociais e sites do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas e de suas 14 Instituições, a campanha #MeioPorCentoJá é uma iniciativa que busca viabilizar um programa de bolsas de estudos aos estudantes do Rio Grande do Sul, cujo recurso está previsto como despesa obrigatória na Constituição Estadual do RS, porém, não é aplicada nas Comunitárias. Um dos pontos focais do Comung com estas reuniões, que estão ocorrendo junto aos pré-candidatos desde outubro de 2021, é levantar esta bandeira, apresentando-a em caráter de urgência para o atual e para o futuro governante. Para Beto Albuquerque, que tem como primeiro eixo a educação, “esse 0,5% que é reivindicado pelo Comung eu acho absolutamente justo, urgente e necessário”, pontuou.

A educação precisa ser atrativa, para que os estudantes, ao saírem no ensino médio, continuem sua formação no superior. Desta forma, as universidades do Comung propõem que seus espaços diurnos, com salas de aula e laboratórios, sejam usufruídos por meio de uma parceria com o estado, tendo como foco principal o estímulo deste aluno que está evadindo, pois há uma capacidade instalada com estrutura de qualidade para atrair esse estudante e evitar o abandono dos estudos no ensino médio.

O Comung está instalado em todas as regiões do estado Gaúcho, através das seguintes Instituições Comunitárias: Urcamp, UFN, Feevale, PUCRS, UCS, Unicruz, Unijuí, UniLaSalle, Unisc, Unisinos, Univates, Ucpel, UPF e URI. Juntas, formam um grande ecossistema de desenvolvimento, atuando em prol da educação, com forte atuação, também, na pesquisa e na extensão.