Colégio da Urcamp de Santana do Livramento realiza 2º Zoofashion

Projeto nasceu durante a pandemia e, nesta terça-feira, ocorreu pela primeira vez no formato presencial

Uma atividade nada tradicional, como outras tantas que são realizadas no Colégio da Urcamp de Santana do Livramento. Assim foi a manhã desta terça-feira, 07, para os alunos da mentora do projeto Zoofashion, professora Dioneia Macedo, da disciplina de Arte. A segunda edição do desfile aconteceu pela primeira vez em formato presencial e é alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no último domingo, 05 de junho.

O evento do Colégio da Urcamp é um projeto de ensino transdisciplinar, que envolve arte, biologia, sociologia, ensino religioso, moda, consumo, sustentabilidade e criatividade. “O Zoofashion visa proporcionar uma aprendizagem que estimule a formação de cidadãos críticos, autônomos e atuantes na sociedade”, pontua Dionéia Macedo sobre o desfile com looks feitos de materiais reutilizáveis inspirados em estampas do mundo animal ao complementar: “A moda se alimenta de inspiração e pode caminhar pelos campos da arte; surge do desejo de se tornar semelhante ao próximo e da consequência de criar uma identidade diferente; construiu sua história a partir dos desejos da sociedade e do indivíduo. Por sua vez, a arte é fruto das produções humanas que possuem ou não utilidades, sendo esta construtora cultural das civilizações”.

A estilista Gabrielle “Coco” Chanel (1883-1971) disse a seguinte frase: “Moda não é algo que existe apenas em roupas. Moda está no céu, nas ruas, tem a ver com ideias, com o modo como vivemos e com o que está acontecendo”. Ainda que permaneça uma afirmativa atual, a professora de Arte complementa: “Moda também é arte, também é ciência, também é retrato social e também atua na relação do ser humano e seus valores éticos, morais e religiosos e, como tal, merece um espaço dentro da Educação”.

O Zoofashion foi intercalado entre os looks criados pelo projeto do Colégio da Urcamp de Santana do Livramento com a coleção de outuno/inverno 2022 da loja Augusto Modas. Os modelos do desfile foram os próprios estudantes e professores, com direito a transmissão ao vivo pelo Instagram da professora mentora do projeto. Ao total, 44 estudantes dividiram-se em 10 grupos para compor as peças inspiradas em quatro ambientes, sendo eles: oceano, rio, floresta e deserto.

Lagoa e Savana foram compostas pelos desfiles Flamingo (materiais: plumas e roupas reutilizadas) e Zebra (materiais: calça e blusa reutilizadas); já no Oceano, as produções foram Águas-vivas (materiais: guarda chuva e vestido reutilizados, plástico bolha e papel crepom), Águas-vivas e Moluscos bivalves (materiais: plumas e roupas reutilizadas) e Peixe-palhaço e Peixe-cirurgião-patela (materiais: plumas e roupas reutilizadas); já a Floresta contou com Cobra (materiais: roupas reutilizadas, CDs, espiral de caderno, capa para volante, garrafa pet, sapatos e bolsa reutilizados), Borboleta (materiais: camisa, vestido e botas reutilizados, retalhos, EVA e papel), Araras (materiais: vestido e papel reutilizados), Vaca (materiais: tiara, camisa reutilizada, sacola plástica e grama).

Durante a apresentação do desfile, o texto do cerimonial, escrito pelas professoras de Arte e Biologia, diz que “O animal print talvez seja uma das estampas mais antigas da história, já que remete às antigas civilizações. Inicialmente, este tipo de estampa era encontrado em produtos que utilizam pele de animais, porém, hoje em dia existem várias opções de materiais no mercado que não causam nenhum dano aos animais”. Reforçando a integração entre escola, família e comunidade, o evento contou com a parceria com a loja de Augusto Modas, que apresentou looks interligados aos ambientes a partir dos tons de cores das paisagens e dos animais que nela habitam.

Além de ser uma atividade prática, o projeto também focou em trazer conhecimento teórico para o público, orientando sobre o uso de materiais reutilizados. “A confecção de vestuário ou acessórios de moda através da reutilização de materiais está de acordo com os princípios dos 5R'S - Reduzir, Reutilizar, Repensar, Recusar e Reciclar, fazendo com que o que seria descartado ou que já não são utilizados, ganhem um novo destino, trazendo benefícios para o meio ambiente”;

Antes do encerramento, a aluna Camila Stavie, que em 2021 apresentou uma pesquisa na Mostra de Iniciação Científica Júnior sobre Moda, foi convidada a falar sobre seu trabalho e quais motivações surgiram a partir dos conhecimentos adquiridos. A estudante frisou a importância dos consumidores saberem de onde estão comprando, tal qual se faz ao ler os componentes no rótulo de um produto comestível, por exemplo, para ter consciência se os produtos adquiridos respeitam o meio ambiente e os seres humanos de forma geral, com condições dignas de trabalho e sem envolvimento com o trabalho escravo.

Transmitido no perfil da professora de Arte, Dioneia Macedo, o desfile pode ser assistido no Instagram, cuja programação foi registrada do início ao fim. Para acesso direto, basta clicar no link: https://www.instagram.com/p/CegYUPloHjR/.