Egresso da Urcamp palestra na Cidade da Advocacia da OAB/RS

O egresso da Urcamp, Ezequiel Mariano Teixeira da Costa, atualmente mestrando do Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA-UFRGS-PUCRS), palestrou nesta quarta-feira, 6, na Cidade da Advocacia da OAB/RS, realizada no Cais Mauá, em Porto Alegre. A conferência, intitulada “Decisões em Código: Discriminação Algorítmica, Justiça e os Desafios da Inteligência Artificial”, integrou a programação oficial do evento promovido pela seccional gaúcha e abordou os impactos sociológicos e jurídicos da inteligência artificial na sociedade contemporânea.

Pesquisador com atuação crítica nas áreas de eugenia e tecnologia, desigualdades estruturais e regimes normativos históricos de dependências assimétricas, Mariano foi um dos vencedores, em 2024, do Prêmio de Justiça Racial, promovido pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT). O reconhecimento foi conquistado a partir de uma análise jurídica de injúria racial desenvolvida com as pesquisadoras Letícia Padilha, diretora da ESA, e Jéssica Motta, doutoranda da UFRGS e da University of Bologna, no Núcleo de Pesquisa Antirracista da UFRGS.

Ainda em 2024, recebeu o Prêmio de Mobilidade DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), promovido pelo CDEA, o que possibilitou a realização de pesquisas sobre eugenia na América Latina no cluster de excelência Bonn Center for Dependency and Slavery Studies (BCDSS), da Bonn Universität, na Alemanha.

Em 2025, o egresso da Urcamp retornará à Alemanha como pesquisador vinculado ao BCDSS e desenvolverá estudos no Max Planck Institute for Legal History and Legal Theory, em Frankfurt, aprofundando a investigação sobre os legados jurídicos da eugenia na América Latina.