A quarta edição do projeto “Câmara Conectada”, ocorrido na noite de segunda-feira, contou com a participação da reitora da Urcamp, Lia Quintana.

A temática desta edição do evento foi “Desafios da educação” e contou com a participação de gestores do setor na região, como a própria Lia, a secretária de Educação e Formação Profissional, Adriana Lara, reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, e diretor da faculdade Ideau, Vitor Machado, presidente do Conselho Municipal de Educação, Mirta Helena Pereira.

O primeiro desafio relatado pela reitora foi a adaptação urgente das atividades acadêmicas no início do ano letivo de 2020, profundamente afetadas com o início da pandemia. Em poucos dias, a Urcamp, teve de adaptar as atividades a um modelo totalmente online, a fim de garantir a continuidade do calendário acadêmico. “Na pandemia, em 48 horas nós conseguimos virtualizar e sincronizar as aulas”, explicou.

Contudo, nem mesmo a adaptação compulsória afetou o relacionamento entre a instituição comunitária e as comunidades onde atua, já que entre 2020 e 2021, os serviços voltados à população seguiram funcionando. Um exemplo é o Núcleo de Práticas Jurídicas da Urcamp (NPJ), que realiza assessoria jurídica gratuita para os cidadãos - durante o período de pandemia, realizou mais de oito mil atendimentos. O Hospital Universitário, durante o mesmo período, realizou 2,5 mil atendimentos e realizou cerca de 40 mil exames. Já a Casa da Menina foi casa de passagem para mais de 200 meninas entre 2020 e 2021.

Graduação para o século XXI

Em um novo século, em que o mercado exige um novo modelo de profissional, não apenas com conhecimentos específicos, mas com uma ampla gama de habilidades para atender a demanda acelerada e cada vez mais tecnológica, a aposta da Urcamp foi renovar e atualizar o currículo para a formação do profissional 2.0.

Com a proposta de entregar ao mercado um recém formado com experiência, habilidades profissionais e comportamentais surgiu a Graduação I no ano de 2019. Através da inovação do modelo, o currículo foi reformulado, apresentando ensino por competências e a oportunidade de fortalecer a teoria através da execução de projetos práticos da Plataforma Sou I, atendendo demandas da comunidade - o que também reforça o caráter comunitário do centro universitário, além de criar profissionais mais comprometidos com o desenvolvimento regional e global.

A plataforma é uma forma de integração direta com as empresas, órgãos do poder público e sociedade civil, que lança uma demanda para o público universitário. A proposta é apresentada através da plataforma para a comunidade acadêmica, que desenvolve soluções possíveis para a necessidade inicial.
“Estamos adaptando o ensino ao que o século XXI precisa através deste ecossistema de inovação que criamos na Urcamp. Nosso ensino é todo conectado com a comunidade, com os alunos”, destaca a reitora.

Até o momento, a plataforma Sou I registrou 1.150 projetos entregues, 344 empresas atendidas, 3.816 pessoas impactadas, 1.360 demandas registradas, nove cidades abrangidas e 717 mentores atuantes.

O comprometimento da Urcamp com o desenvolvimento regional, inclusive, também reflete em uma abordagem mais direta dentro do ecossistema de inovação criado. A criação de uma Incubadora de Inovação Tecnológica e Social da Região da Campanha é um projeto da instituição, cuja execução acabou sofrendo interferência da pandemia. Porém, o projeto se mantém vivo, com projeção de instalação de sede ao lado do Museu da Gravura Brasileira.

A ideia inicial era operar um parque tecnológico. Entretanto, após análise de cenário, a ideia da incubadora surgiu com mais força. “Entendemos que, neste momento, e na atual conjuntura, e o perfil da cidade não cabe um parque tecnológico, e sim uma incubadora de desenvolvimento social”, destacou a reitora.

A incubadora tem como objetivo promover o empreendedorismo em um ambiente favorável à potencialização de iniciativas e soluções aos problemas locais, mediante ações de diagnóstico das carências regionais, das necessidades dos jovens empreendedores, promoção de capacitações, treinamentos e apoio aos diferentes empreendimentos, além de fomentar a autonomia e autogestão dos mesmos, face às necessidades e oportunidades da região.