Os cursos de graduação fizeram parte do evento, no sentido de ampliar as opções dos estudantes, que ingressarão no Ensino Superior.
Estimular a iniciação científica, preparar os estudantes para a vida acadêmica, com incentivo à pesquisa, tem sido um dos focos da Urcamp, desde sua fundação. Por isso, sempre que é convidada, a Instituição busca estar presente com seus cursos, professores e alunos, no objetivo de atualizar e expandir informações sobre as diversas carreiras e mundo do trabalho.
Na manhã de hoje, dia 5, o convite veio da Escola Estadual de Ensino Médio Silveira Martins, em Bagé. “Ano passado, nós fizemos a primeira edição. Este ano resolvemos convidar as universidades e a presença da Urcamp aqui, aproxima as graduações dos nossos alunos, que é o próximo passo que eles terão que dar logo ali na frente. Então, desmistifica o Ensino Superior, que para muitos deles é algo distante. Eles podem ver que amanhã ou depois poderão estar, também, dentro de uma universidade”, pontua a supervisora pedagógica, professora Dinorá Amaral.
A Urcamp montou um grande estande para integrar o evento. Os acadêmicos da Nutrição levaram a pirâmide de alimentos para explicar aos alunos o valor nutricional de cada alimento, combinações e porções para uma refeição equilibrada e saudável. A Arquitetura e Urbanismo, juntamente com a Engenharia Civil, levou maquetes, pontes e vídeos sobre edificações e construções. O Jornalismo montou uma bancada e entrevistou os alunos que participavam da feira. A Educação Física orientou sobre os esportes e os benefícios dos exercícios à saúde.
Os alunos Thiago Martins e Jamilly Vargas, do 2º ano do Ensino Médio, integraram o grupo que pesquisou e apresentou o trabalho com o título “PodFalar” - 1º Episódio: O novo Ensino Médio e seus Impactos na vida dos Estudantes. A pesquisa, buscou ouvir a comunidade estudantil sobre a proposta de ensino em vigor e dar protagonismo aos maiores envolvidos, que são os próprios estudantes. O trabalho que teve início com um debate em sala de aula, tudo em formato de Podcast. Durante a apresentação, destacaram a importância da Urcamp aproximar os cursos de graduação dos alunos. “Muitos dos nossos colegas não têm a dimensão do que é cursar uma faculdade. Os cursos vindo até nós, ajudam a abrir um horizonte na hora de escolher a profissão certa, avalia Jamilly.
O reitor da Urcamp, professor Dr. Guilherme Cassão Marques Bragança, também fez questão de integrar a mostra. Ele circulou nos grupos, ouviu as apresentações e destacou a importância de trazer as Instituições de Ensino Superior para dentro das escolas. “Nós estamos aqui porque queremos estar próximos da comunidade, levando informação através de nossos cursos, mostrando que a Urcamp faz parte da vida das pessoas e que esses estudantes, também podem mudar as suas vidas estudando conosco no futuro”, justifica.