Uma manhã no 8º Biourcamp

Oficina de Plantas Alimentícias não Convencionais movimentou o laboratório de Nutrição

São três dias completos de atividades que ressaltam a importância do Bioma pampa. Em sua 8ª edição, o Biourcamp é a oportunidade de acadêmicos e professores interagirem entre si, suas áreas e estudantes de outras universidades. Na manhã desta quinta-feira, 05, dois cursos da Urcamp movimentaram a rotina do laboratório de Nutrição. Aliados em prol do conhecimento, Biologia e Gastronomia desenvolveram a oficina de Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC).

Aquelas receitas que há muito tempo são apenas páginas em um caderno de gaveta de nossos avós, hoje saem da teoria e ganham vida na cozinha do laboratório de Nutrição da Urcamp. O mini curso, ministrado pelas acadêmicas Ana Cláudia Couto (Biologia) e Carla Cloque (Gastronomia), traz a essência das plantas não convencionais em nosso cardápio do cotidiano. “Elas foram esquecidas. Hoje, voltam para a mesa – lugar de onde nunca deveriam ter saído, pois agregam mais nutrientes às nossas refeições”, justifica a futura Bióloga.

A aula reuniu professores e acadêmicos de Biologia, Arquitetura, Pedagogia, Direito, Engenharia e Agronomia, além de estudantes de Biologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Organizada em dois momentos, Ana Cláudia e Carla explanaram a teoria e, posteriormente, levaram os participantes para colocarem a mão na massa – literalmente.

Tansagem – uma das ervas mais utilizadas para curar diversos males que atingem a nossa saúde: ação anti-inflamatória, melhora a saúde da pele, ajuda a tratar a bronquite, alivia tosses e outros tantos benefícios – foi o principal ingrediente de dois pães desenvolvidos na oficina, acompanhados, ainda, de geleia de butiá e frizante de carqueja. As ministrantes ainda ensinaram a fazer peixinho da hora (orelha de coelho) à milanesa.

Programação da tarde

À tarde, as atividades seguem no campus Corujão. A partir das 13h30min, “Determinação de Antocianinas em Vegetais utilizados na alimentação humana” é a oficina desenvolvida pelas professoras do Centro de Ciências da Saúde, no laboratório de Farmácia. Já às 14h, começa o mini cuso de Equoterapia, com a fisitorapeuta Marta Duarte. As vagas estão abertas, ainda, para as duas atividades.