Professora de Medicina Veterinária da Urcamp Alegrete é aprovada em doutorado

A professora do curso de Medicina Veterinária da Urcamp, em Alegrete, Bruna Borges Vaz, 24 anos, foi aprovada em segundo lugar no doutorado do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A conquista marca mais um passo na trajetória acadêmica da docente, que também realizou o mestrado na instituição — período em que ingressou em primeiro lugar, em 2023.

O doutorado é na área de Clínica Cirúrgica, com ênfase em Oftalmologia Animal, especialidade que envolve a realização de cirurgias macroscópicas e microscópicas do bulbo ocular e seus anexos. Bruna explica que seu projeto de pesquisa atual concentra-se em Ceratoconjuntivite Seca e Ceratite Pigmentar, especialmente em cães de raças braquicefálicas, mais propensos ao desenvolvimento dessas enfermidades.

A docente relembra que seu mestrado teve caráter profissional e acadêmico, contemplando a rotina clínica e cirúrgica de grandes e pequenos animais. “Foquei tanto na atuação prática quanto na produção bibliográfica de artigos, revisões e relatos”, destaca. Na graduação, a veterinária buscou vivências amplas. “Fiz diversos estágios nas diferentes áreas da Medicina Veterinária, pois queria saber com o que mais iria me identificar. A cirurgia ganhou meu coração, tanto de grandes quanto de pequenos, e poder operar, resolver o quadro e ver o paciente se recuperar com êxito é o que mais aquece meu coração”, argumenta.

Bruna ressalta que o amadurecimento profissional acumulado desde os estágios tornou-se essencial para lidar com os diferentes desfechos clínicos. “Hoje consigo enfrentar tanto quando tudo dá certo quanto quando, infelizmente, o prognóstico não é o que gostaríamos. Essa experiência vem desde a graduação”, afirma.

A professora também destaca a importância da Urcamp em sua formação. “Minha trajetória como aluna na Urcamp foi fantástica: cinco anos de evolução como ser humano e de preparação como profissional. Voltar a esta casa anos depois como docente tem sido a realização de um sonho de menina — aquela que sonhava em ser médica veterinária e, posteriormente, em incentivar, ensinar e ajudar outros com o mesmo sonho”, relata.

Bruna lembra que sempre admirou o perfil prático e tecnicamente virtuoso dos docentes da instituição. Para ela, essa característica impulsiona alunos a buscarem qualificações cada vez mais elevadas. “Com certeza a vivência docente na Urcamp auxiliou muito na seleção do doutorado. Ela me proporcionou amadurecimento e me incentivou a agregar ainda mais conhecimento para transpor aos atuais discentes”, afirma.

Sobre a aprovação, Bruna é categórica ao definir o momento como uma conquista pessoal e familiar. “Hoje sou essa pessoa, essa profissional, mas vim do zero. Degrau por degrau. Cada um deles que eu subo é uma conquista, tanto para mim quanto para a minha família. É um grande orgulho estar onde estou hoje, mas ainda há um longo caminho a percorrer. O céu é o limite, como muitos dizem”, conclui.