Biólogo Richard Rasmussen visita URCAMP em sua passagem pela região pampa para seu novo projeto

O pesquisador chegou em Bagé na quarta-feira (01)

Na noite da última quinta-feira (02), o Centro Universitário da Região da Campanha - URCAMP recebeu a visita do biólogo Richard Rasmussen, conhecido nacionalmente por apresentar programas de TV como Aventura Selvagem e Mundo Selvagem, onde desbrava o meio ambiente e culturas nativas, o comportamento animal e, especialmente, ecologia.

Presente em rede nacional desde 2005, obteve seu destaque após apresentar o quadro “Selvagem ao Extremo”, na Rede Record, exibido em 2009. Sendo de 2015 a 2017 o apresentador do programa semanal "Sábado Animal", na TV BANDEIRANTES. Atualmente, o biólogo está na TV Cultura, realizando a Expedição Brasil, além de ministrar cursos e expedições.

Richard Rasmussen está presente na região para seu novo projeto: Brasil Biomas, que encontra-se em andamento desde abril de 2020, com objetivo de percorrer os seis biomas brasileiros (Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa e Pantanal) em sete anos. O Brasil Biomas teve ponto de largada no Pantanal, onde esteve presente até maio deste ano, rumo à direção sul do Brasil. Ele e sua equipe estão abertos a conhecer todas as características endêmicas do bioma, como animais, fauna e flora.

Anabela Silveira de Oliveira, professora do curso de Ciências Biológicas da URCAMP e Coordenadora do Projeto Biota Pampeana: diversidade, conservação e Sustentabilidade, está presente nesta pesquisa para auxiliar a equipe nas particularidades e belezas naturais da região, saindo para desbravar nesta sexta-feira.

“Nós estamos atrelados a uma pesquisa de felídeos com pesquisadores locais, juntamente com o apoio para a botânica com a Anabela, para tirar a impressão de que o pampa são só os campos” Comenta Richard.

Questionado sobre o constante período de queimadas e crise hídrica, o aventureiro ressaltou que é necessário aprender a conviver com os períodos de flutuações. “Isso reflete no Brasil inteiro, e o planeta é um ser vivo. Nós temos épocas de flutuação em que é mais seco, mais quente. Nós estamos atravessando um período de extrema seca, claro que tem a atividade humana que colabora para esse panorama, mas acredito que estamos vivendo em um período onde o próprio planeta não tem um padrão fixo durante os 4 bilhões e meios de anos”.

O biólogo e sua equipe de pesquisadores estarão na região pampa até fevereiro de 2022, presentes em Bagé do dia 1º ao dia 10 de setembro, colhendo material de pesquisa como fauna, flora e cultura típica da região.