Uma tarde no museu: Dom Diogo de Souza recebe visita de alunos do IFSul

Estudantes do IFSul passam a tarde no museu - FOTO HELENA REISCHAK PEREIRA

Os corredores e salas de acervo do Museu Dom Diogo de Souza receberam na tarde desta quinta-feira, 3, a turma do 3º semestre do curso Técnico Integrado em Informática do Instituto Federal Sul Riograndense (IFSul). A atividade reuniu 12 alunos e foi conduzida pelo professor de História, Humberto Giménez. 

A visita ao museu originou-se de um projeto de ensino com o objetivo de fazer um estudo da história do Rio Grande do Sul com destaque para os fatos e impactos do contexto histórico em Bagé. O orientador explica que as últimas semanas foram dedicadas à pesquisas destes acontecimentos ou períodos, o que culminou em um seminário em sala de aula. “Então, na sequência, a gente fez a visita ao museu para dar mais vida ao estudo que eles desenvolveram, como a Revolução Farroupilha, Revolução Federalista, Revolução de 23 e a questão do forte de Santa Tecla, a fundação da cidade”, descreve Giménez. O professor acredita que a atividade oportunizou unir o conteúdo e o debate da sala de aula às peças de acervo, oferecendo uma observação mais dinâmica e significativa do processo histórico do estado e da memória da própria cidade.

A gestora de museus da Urcamp, Carmen Barros, descreve que produzir uma boa experiência de recepção aos estudantes é o principal objetivo da equipe de condutores das visitas ao Museu Dom Diogo. “O mesmo esmero que aplicamos à escolha e manutenção dos acervos nós oferecemos aos pesquisadores, professores e alunos. Neste trabalho, temos feito uma média de mil visitas mensais”, avalia a gestora.

Mais fotos