Urcamp abre primeiro “Ciclo da Terra: regenerar é agir”
Evento dedica espaço para questões emergentes sobre meio ambiente
A Pró-reitoria de Inovação, Pesquisa e Extensão da Urcamp inaugura amanhã, dia 5 de maio, Dia Internacional do Meio Ambiente, o primeiro “Ciclo da Terra Urcamp: regenerar é agir”. O evento pretende elencar os principais temas para um debate consciente sobre o futuro do meio ambiente frente às demandas de um contexto que aponta para eventos climáticos com consequências cada vez mais extremas.
Integrando-se ao tema sugerido pela Organização das Nações Unidas “Acelerar a restauração da Terra, a resiliência à seca e a prevenção da desertificação” a Urcamp desenvolve até o dia 23 de junho uma śerie de eventos que conta com palestras, documentários, exposições, teatro e interação com as escolas de ensino básico.
Uma sessão de pré-lançamento do documentário “Common Ground”, que é uma sequência do filme “solo fertil”, no Salão de Atos, às 19h, servirá como ponto de abertura para os debates que virão durante duas semanas. O audiovisual traz como proposta a “agricultura regenerativa”, cujo objetivo é equilibrar o clima, reabastecer os suprimentos de água e alimentar o mundo. A obra foi produzida e dirigida pelos cineastas Josh e Rebecca Tickell tendo estreado no festival de cinema Tribeca (NY/USA), onde ganhou o prêmio Human/Nature por apresentar uma narrativa voltada em soluções aos problemas ambientais. Inscrições no link informado abaixo.
A exibição do documentário em todo o Brasil é reservada ao Instituto de Agricultura Regenerativa, do qual os professores da Urcamp, Derli e Cleia Siqueira, são integrantes. O grupo, do qual o engenheiro agrônomo bageense Nilo Ferreira Romero é membro honorífico, em reconhecimento ao seu legado de pesquisa, reúne instituições dedicadas à difusão científica ligada ao tema.
PROGRAMAÇÃO
10/06 - 15h - Exposição no Museu da Gravura Brasileira com Mostra de Poema de Ernesto Wayne sobre o Arroio Bagé e jornais do Grupo ECOARTE.
10/06 - Salão de atos, 19h - Lançamento da exposição sobre a trajetória do Grupo Ecoarte, com trabalho sobre questões ambientais desde a década de 80.
18/06 - Salão de atos, 19h - Seminário “Legislação sobre resíduos sólidos". Exibição do documentário “O lixo extraordinário”, de Vick Muniz.
22.23/06 - Teatrinho da Urcamp, 20h - Peça de teatro "Para onde voam as borboletas?” do grupo Coletivo Movimento/CENARTE, dirigido por Gabriel Medeiros.
19 e 21/06 - salão de atos - 9h - Conversas dirigidas para as escolas sobre as mudanças climáticas, seguida de visitações nos laboratórios de Biologia.
20/06 - saída do campus central - Mediante inscrições, será disponibilizado o projeto Educação patrimonial: Caminho das águas - conversas entre patrimônios e gentes, circuito que propõe conhecer e reconhecer a importância dos arroios na cidade de Bagé.
INSCRIÇÕES - eventos.urcamp.edu.br