Jornal Minuano conta, há 28 anos, a história de Bagé e região

Em Cidade | Por Jaqueline Muza

No dia 1º de abril de 1994, surgia em Bagé o Jornal Minuano. Durante 28 anos, muitas mudanças aconteceram e foi preciso se adaptar a todas elas. Houve troca na equipe de jornalismo, administração, gráfica, identidade visual, periodicidade e sede. Mas uma coisa se manteve em quase três décadas o compromisso com os leitores. O jornal contou histórias de pessoas, mudanças politicas, participou de campanhas sociais e manteve leitores fiéis desde a fundação.

É o caso do militar da reserva Darcy Silvestre de Vargas e sua esposa Martiminiana Maria Madruga de Vargas, ambos com 83 anos e casados há mais de 60 anos. O casal tem quatro filhos e seis netos e já viram muitas mudanças na vida da comunidade e nas suas próprias vidas. Ela é professora aposentada, trabalhou como orientadora educacional. Ele, após sair do Exército, se dedicou à pecuária em uma propriedade familiar com sede em Pinheiro Machado.

Nenhum dos dois se rendeu à tecnologia e nem as redes sociais, mas, fizeram do impresso seu companheiro diário para receber informações e se manterem atualizados. Martiminiana se dedica, até hoje, ao Grupo de Apoio a Pediatria da Santa Casa e, com isso, confessa que, por muitas vezes, necessitou do apoio do jornal para realizar as campanhas e alcançar a comunidade. “O povo bajeense é muito solidário”, comenta.

Vargas, com um temperamento brincalhão e alegre, relata que, além da leitura diária do jornal, prefere interagir fisicamente com as pessoas ao invés de optar por redes sociais. Ele conta que acompanha a esposa nas campanhas sociais, mas gosta de ler noticias da pecuária e comércio. “O jornal é um dos meios para se manter atualizado”, destaca

O casal mora no mesmo local desde o casamento e, por ser uma casa antiga na área central da cidade, realizaram várias mudanças. Também, na propriedade em Pinheiro Machado, que pertencia aos avós da professora. “Quando herdamos era uma casa de madeira e realizamos várias obras para que ficasse como queríamos”, conta Vargas.

O Imóvel foi reformado com todo o empenho, inclusive com peças exclusivas. Martiminiana comenta que trouxe pedras da propriedade rural, que foram colocadas na fachada da lareira que compõe a sala e as madeiras foram trazidas do Paraná, onde o marido foi destacado para o serviço militar.

O militar reformado estudou Economia e Administração. Natural de São Leopoldo, ele comenta que, por vários anos, serviu fora de Bagé, mas sempre voltava por ter amor ao município e se inteirava do que acontecia pelas páginas do Jornal Minuano. Ele brinca que, como militar, delegou funções aos filhos e cada um seguiu seu destino. O mais novo mora na Irlanda, outro em Santa Maria e dois estão em Bagé. “Minha filha voltou há cerca de dois meses para o municipio, esteve fora por 20 anos”, enfatiza.

A história deste casal foi escolhida para assinalar os 28 anos do JM por se tratar de uma das assinaturas mais antigas mantidas por este veículo de comunicação, assim como outras tantas cujas histórias já foram aqui retratadas. E há outros milhares que mantêm a confiança e parceria ao longo do tempo.

Mais abrangente e conectado

Além o impresso, que atualmente circula nas terças, quintas e sábados, o JM conta, na atualidade, com milhares de acessos diários no seu portal (www.jornalminuano.com.br). São cerca de 500 mil leitores que buscam, no site, mensalmente, se informar sobre o que acontece em Bagé e região. Nas redes sociais, conta com 77,6 mil seguidores no Facebook e no Instagram tem 29,8 mil seguidores.

O Minuano surgiu como jornal impresso semanário em 1994 e, em 1996, passou a ser distribuído diariamente. O jornal pertence à Fundação Attila Taborda (FAT), mantenedora da Urcamp, do Hospital Universitário Doutor Mário Araújo e da Casa da Menina, e funciona como laboratório para os acadêmicos do curso de Jornalismo da Urcamp.

Para a presidente da FAT e reitora da Urcamp, Lia Maria Herzer Quintana, o momento de celebração permite reafirmar a importância do papel desenvolvido pelo JM. "Temos certeza que realizamos um trabalho primordial, levando informação de qualidade e credibilidade à comunidade. Além disto, estamos em constante atualização, com a difusão de reportagens em todas as plataformas, o que nos garante uma ampliação considerável de abrangência. E tudo isso é fundamental para cumprir nosso compromisso de atuar em prol do desenvolvimento regional", frisa.