URCAMP PRESENTE ONDE SE PLANTA FUTURO

A Urcamp foi representada pelo pró-reitor de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor doutor Guilherme Collares, em um roteiro de visitas a lagares e vinícolas da região, na tarde desta quarta-feira, dia 3. O convite foi feito pelos prefeitos de Candiota e Bagé, Luiz Carlos Folador e Luiz Fernando Mainardi, a uma série de autoridades, especialistas e membros da imprensa para apresentar a infraestrutura disponível na região para os projetos de desenvolvimento e turismo que passam pela viticultura e produção de azeites.

 

A primeira visita foi à Vinícola Miolo - a Quinta do Seival - localizada em 200 hectares, às margens da BR 392, no município de Candiota, onde os visitantes receberam orientações sobre o plantio, colheita e industrialização do vinho da região. O grupo foi apresentado à história da empresa e pode degustar alguns de seus produtos premiados internacionalmente. 

 

Em seguida, a excursão foi conduzida à propriedade de 18 hectares  do advogado porto-alegrense, Jorge  Buchabki, no quilômetro 147 da BR 392, onde foi inaugurado o lagar Olivas do Brasil. Mesmo já tendo uma colheita experimental em 2024/25, a estimativa para a primeira produção, no mês de março, é de 60 mil litros de azeite. A infraestrutura destinada a processar as olivas tem 1,3 mil metros quadrados e foi apresentada como a mais moderna planta de olivicultura do Brasil.

 

O Happy Hour ficou por conta da visita à Vinícola Batalha, em Candiota. Uma vinícola boutique localizada às margens da BR-293, cujo nome faz referência à Batalha do Seival. É destacada pela produção de vinhos naturais e tem uma estrutura voltada para o enoturismo, oferecendo visitas guiadas, degustações e, com agendamento, eventos como churrascos. Os visitantes foram recebidos com orientações sobre o empreendimentos e produtos do  lagar dos Olivais Batalha, organização do mesmo grupo, porém, situado no vizinho município de Pinheiro Machado.

 

A atividade foi acompanhada pelo vice-prefeito de Bagé, Gilberto Aláfia, e pelo prefeito de Hulha Negra, Fernando Campani, inaugurando a programação do 1º Seminário Binacional de Olivicultura do Bioma Pampa, que acontece até 6 de dezembro no salão de atos do IFSul.

Mais fotos