Oficina para educação superior reuniu professores da Urcamp
Contribuindo para o esforço permanente de qualificação de professores para as práticas docentes em metodologias ativas, a coordenadora do curso de Pedagogia, Viviane Kanitz Gentil, e a professora Ângela Jagmin Carretta, ministraram oficina de jogos pedagógicos para os professores da Urcamp na última semana.
A atividade integra o calendário de capacitações promovido pela Pró-reitoria de Ensino mediate planejamento do Núcleo de Aperfeiçoamento
Pedagógico – NAP.
A ideia do encontro foi apresentar e discutir os conceitos de jogos aplicados à educação superior e indicar alternativas de ensino-aprendizagem a partir de técnicas que estimulem o protagonismo dos estudantes. Por isso, as professores desenvolveram atividades práticas e
experimentos de vários jogos, cujos temas podem ser adaptados aos componentes curriculares e características identificadas nas próprias turmas. “O importante é o professor perceber que cada indivíduo mantém um tipo específico de relação com o aprendizado, os grupos interagem de
maneira própria. Por isso temos que estimular ambientes de cooperação onde todos se sintam à vontade para os trabalhos”, alerta Viviane Gentil. Já a professora Ângela Carretta informa que os jogos pedagógicos devem ter sua aplicação direcionada aos conteúdos desafiadores, de maneira
atraente e divertida. “Mas é preciso entender que cada público reúne tipos de interesses diversos. Então, observar a faixa etária adequada para cada jogo é um cuidado que garante o sucesso dos encontros”, conclui.
Na avaliação da professora Rita Luciana Saraiva Jorge, a oficina de jogos aplicados à educação trouxe uma nova perspectiva no tratamento dos temas de aulas para todos os cursos. “Nas metodologias ativas, somos estimulados a oferecer um espaço significativo às inciativas dos
estudantes. Da maneira como elas nos apresentaram, apesar das diferentes formações profissionais dos cursos, os jogos podem nos trazer inovadoras maneiras de ensinar e aprender”, analisa.