Aula Inaugural da Fonoaudiologia foca nas áreas de atuação

Uma turma atenta, ávida pelos primeiros ensinamentos do curso, que há alguns anos, era um sonho na Urcamp. A Fonoaudiologia, trouxe cerca de 70 alunos para assistir presencialmente a palestra com duas profissionais da área – fonoaudiólogas Loraine Machado e Ana Carolina Albornoz. De forma integrada, as duas relataram sobre o histórico da profissão, surgida nos anos 1960, dentro da PUC/SP para trabalhar as correções de fala dos estudantes. No entanto, expandiram aos alunos a gama de áreas de atuação que a fonoaudiologia oferece, como:

- Habilitação, reabilitação e aprimoramento da comunicação em todas as fases da vida: de bebês a idosos;

- Atuação em casos de síndrome de Down, fissura palatina, surdez, paralisia cerebral, autismo, gagueira e avaliação do equilíbrio;

- Prevenção e avaliação da voz profissional em cantores e atores;

- Avaliação e intervenção dos distúrbios de linguagem de ordem neurológica;

- Avaliação, intervenção e aprimoramento dos distúrbios de aprendizagem e dislexia, distúrbios de linguagem, desenvolvimento da audição, avaliação e acompanhamento de bebês de risco.

O fonoaudiólogo é um profissional da área de saúde formado em nível superior que trabalha com diversos aspectos da comunicação humana, atuando na prevenção, avaliação, diagnóstico, terapia e aperfeiçoamento da função auditiva, linguagem oral e escrita, voz, fluência, articulação da fala, respiração, deglutição e muito mais.

Além de imprimir as principais atribuições da profissão, as palestrantes falaram de suas experiências na área. Loraine Machado, que destacou a importância de ter a Urcamp, agora formando novos fonoaudiólogos para atuarem na extensa demanda da região. “É uma sitisfação termos essa graduação aqui, estou muito feliz por estar responsabilizando essas pessoas para que se tornem profissionais aptos, com a consciência de que irão trabalhar com vidas de outras pessoas”, resume.

A abertura da Aula Inaugural foi feita pela coordenadora do curso, professora Aline Silveira e pelo reitor da Urcamp, professor Guilherme Cassão Marques Bragança. Ambos enalteceram a alegria de poder oferecer o curso de fonoaudiologia e assim, contribuir para a saúde e o desenvolvimento regional.

O Curso de Fonoaudiologia da Urcamp é digital e ainda conta com vagas para ingresso, neste primeiro semestre. As inscrições para o vestibular permanente acontece pelo site urcamp.edu.br