Universidades comunitárias gaúchas vão aderir à plataforma que potencializa o acesso a pesquisas

Em Urcamp | Por Redação JM

Um espaço destinado a apresentar tudo a respeito da pequisa e inovação, cuja produção tenha como fonte as Instituições de Ensino Superior Comunitárias. Esta é a plataforma ON, desenvolvida pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e que, a partir de janeiro do próximo ano, também contará com a exposição das produções oriundas das integrantes do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung).

Os resultados obtidos pela ecossistema implantado em Santa Catarina e os passos para a adesão do Comung nortearam agenda realizada na quarta-feira, dia 31, na Urcamp, em Bagé. A atividade fez parte de um roteiro de 15 dias pelo RS conduzido pelo consultor da Acafe, Adriano Rodrigues, que será concluído na sexta-feira, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). "Estamos trazendo para o RS porque o modelo do Comung não é diferente da Acafe e, em Santa Catarina, o resultado foi muito eficaz", justifica ele.

Para Rodrigues, as instituições de ensino superior comunitárias são totalmente integradas com as regiões onde estão inseridas. "Há uma conexão já consolidada", disse ele ao mencionar que, a partir da plataforma, as competências de cada umas da IES se tornam, de fato, públicas a todos, seja o poder público, o setor produtivo ou qualquer cidadão. "Hoje é o nosso cartão de visitas", reitera ao mencionar que o objetivo é destacar o quanto a plataforma poderá potencializar as iniciativas desenvolvidas, gerando conhecimento e unindo pesquisadores e empresas que buscam soluções de melhoria para os seus negócios.

Um exemplo apontado é que, a partir do processo de evidenciar as capacidades das universidades e a identificação de demandas, Santa Catarina, por exemplo, constatou a necessidade de capacitações específicas de sua população que garantissem o desenvolvimento. "Até 2017, tínhamos em torno de R$ 50 milhões em bolsas financiadas pelo governo. Neste ano, isso chegará a R$ 470 milhões, aliado a outros mecanismos que estimulam os jovens do Ensino Médio a buscarem uma graduação", argumentou ao complementar: "a plataforma ainda serve para se pegar boas práticas já implementadas e replicar em outras regiões onde haja a uma mesma demanda. E a plataforma serve para conectar as instituições com o poder público e o setor produtivo".

Presidente do Comung e reitora da Urcamp, Lia Maria Herzer Quintana defendeu a parceria a partir do entendimento de que há um atendimento claro pela inovação e a educação. "Estamos juntos, o Comung e a Acafe. Eles têm um ecossistema formalizado de entendimento com o governo do Estado para investir na Educação, por meio do financiamento, e vemos isso como fundamental para que o Rio Grande do Sul, de fato, trilhe o caminho do desenvolvimento", comentou.

Em Bagé, a apresentação foi acompanhada, também, por representantes de instituições como Emater, Sebrae, Sicredi, Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur) e Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI).

Gerente de Campus e Inovação da Urcamp, Leandro Pires explicou que, neste momento, o foco será trabalhar nas inserções das competências junto à plataforma. Este trabalho, além de reunir os dados da Urcamp, deve contar com a colaboração das entidades locais, seja através de sugestões ou mesmo iniciativas já consolidadas que sirvam para atender o objetivo da plataforma.

O que é a Plataforma ON?

A Plataforma de Inovação das Instituições Comunitárias de Santa Catarina é um ambiente dedicado à integração, apoio, prospecção e potencialização de ações das IES do sistema Acafe. Atua com ações dinâmicas e colaborativas entre as instituições do sistema e com projetos organizados pela plataforma, concebidos, organizados, executados e gerenciados pelo núcleo técnico da Associação e pelas suas IES.

Seu principal objetivo é aproximar a sociedade das inovações geradas pela comunidade acadêmica das IES de forma rápida e ágil, conectando sua demanda com nossas soluções. O conteúdo completo pode ser acessado pelo comunitarias.org.br.