A historiadora tem como foco da pesquisa o ofício da docência como impulsionador do protagonismo feminino no Rio Grande do Sul Republicano.
A coordenadora do curso de História do Centro Universitário da Região da Campanha, Clarisse Ismério, recebeu, nesta segunda-feira, 2 de maio, a carta de aceitação ao Colóquio Internacional Trabalho (no) feminino: percursos e geografias, no Painel Mulheres na saúde e no ensino.
Seu trabalho autoral é um recorte da pesquisa de pós-doutorado “Senhoras da palavra: reconstruindo as histórias de professoras, jornalistas e escritoras feministas do Rio Grande do Sul (1889-1930)”, desenvolvido em seu PPG de Educação da PUCRS no ano de 2020. “Na pesquisa estudei mulheres que através do ofício da educação se constituíram como protagonistas e lutaram por direitos civis e sociais das mulheres no período republicano no RS”, explica a doutora.
Além deste, a docente irá palestrar em outro evento de Portugal, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Braga, no Colóquio “In Memoriam”: Passado, presente e futuro dos cemitérios de memória, no dia 21 de maio, de forma remota.
O Colóquio Internacional, ocorrerá de forma híbrida, tendo como data os dias 20, 21 e 22 de junho. Clarisse Ismério participa de forma virtual do congresso. Confira mais informações do evento em: https://trabalhonofeminino.uac.pt/coloquio/