Podcast da Urcamp discute sobre ovinocultura na Campanha Gaúcha durante 112ª Expofeira

O curso de Jornalismo da Urcamp gravou o podcast Contexto Rural, que abordou a ovinocultura na campanha gaúcha e as gerações envolvidas na atividade, com enfoque nas dinâmicas de sucessão familiar, os desafios e a representatividade das mulheres do setor. A iniciativa ocorreu durante a 112ª Expofeira de Bagé, dentro do espaço Mate na Expofeira, na noite de sábado, 28.

O trabalho é resultado da parceria entre os cursos de Jornalismo, Medicina Veterinária e Agronomia, marcando a primeira produção realizada fora do ambiente acadêmico e resgata o formato das antigas Rádios Rurais, antes mantidas pelos alunos da Urcamp durante as feiras, até a pandemia da Covid-19. A mediação das rodas de conversa foi conduzida pelos acadêmicos de Jornalismo, Priscila Petrecheli e Róger Nobre, sob a supervisão do coordenador Glauber Pereira e com produção do jornalista Jeferson Vainer. O podcast estará em breve disponível nas plataformas digitais da Urcamp.

A sucessão familiar da propriedade rural

Na primeira roda de conversa, participaram o advogado e professor de Direito, Sérgio Luís de Castilhos, o médico veterinário formado pela Urcamp, Joaquim Soares, e o pró-reitor de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Urcamp e proprietário rural na região das Palmas, Guilherme Collares. Esses profissionais trouxeram uma visão ampla da ovinocultura, da sucessão familiar e do papel das empresas rurais no Rio Grande do Sul.

Castilhos abordou o planejamento sucessório e a importância da holding familiar no contexto rural, tema que, embora amplamente discutido, ainda carece de informações confiáveis e verificáveis. Já Soares focou na ovinocultura e no mercado de carne ovina, abordando tanto o cenário no Rio Grande do Sul quanto no Brasil, esclarecendo dúvidas frequentes da população e dos estudantes sobre o setor. Collares enfatizou o papel das empresas rurais na ovinocultura e a responsabilidade da Urcamp como instituição de ensino comunitária em promover debates e difundir conhecimento sobre essas questões cruciais para a região.

A presenças da mulheres na ovinocultura

A segunda roda de conversa destacou a participação das mulheres na ovinocultura, com a presença das acadêmicas de Medicina Veterinária, Pamela Barres e Vitória Simões, a médica veterinária, Amanda Brandão, e a professora do curso de Medicina Veterinária, Patrícia Salla. As participantes trouxeram diferentes perspectivas, reforçando a importância da sucessão familiar e do papel feminino na pecuária ovina.

Pamela discutiu a relevância da sucessão familiar e do empoderamento feminino na ovinocultura, enquanto Amanda compartilhou sua experiência na Fazenda Sabiá, detalhando a vivência no campo e o papel das mulheres na sucessão das propriedades rurais. Patrícia analisou a crescente importância das mulheres no setor. Por fim, Vitória destacou o sucesso das mulheres envolvidas na ovinocultura e sua contribuição para o desenvolvimento do setor.

Estudantes de Jornalismo que participaram da produção relataram a importância da experiência. Priscila Petrecheli destacou o aprendizado prático fora do ambiente acadêmico, onde teve a oportunidade de mediar pela primeira vez uma roda de conversa, lidar com improvisos e aprender sobre o processo técnico de criação de um podcast. Róger Nobre reforçou a importância do projeto para a formação acadêmica e valorizou a oportunidade de dar voz às mulheres no setor, destacando a relevância de abrir espaço para discussões sobre o papel feminino na ovinocultura.

As gravações do Podcast Conexão Rural devem passar, agora, pela fase de edição e pós-produção. Após a finalização, o podcast será encaminhado às plataformas digitais da Urcamp e para os tocadores de áudio disponíveis na internet.