Candidatos à Prefeitura de Bagé assinam manifesto em defesa das universidades comunitárias

A Urcamp está liderando, na região da Campanha, uma mobilização em defesa das universidades comunitárias, visando expressar apoio de autoridades e cidadãos ao manifesto elaborado pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). O reitor da Urcamp, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança, convidou os candidatos à prefeitura de Bagé a assinar o documento.

Durante a semana, os postulantes ao cargo, Álvaro Pimenta Meira, o PDT, Luiz Fernando Mainardi, do PT, e Roberta Mércio, do PL, se reuniram com a reitoria para formalizar sua adesão ao manifesto. Todos os candidatos reconheceram a importância das universidades comunitárias para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Bragança destaca que a lei das Instituições Comunitárias, sancionada em 2013, ainda não foi regulamentada, o que impede que essas instituições acessem os recursos previstos para ensino, pesquisa e extensão, beneficiando mais de 100 mil estudantes.

Em 2024, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou uma resolução para regulamentar essa lei, aguardando agora a publicação de um decreto pelo Governo Federal. O reitor faz um apelo à comunidade, para que “assine e apoie essa causa que é de toda a nossa comunidade, por uma educação superior acessível e de qualidade”.

Após assinar o manifesto, Álvaro Meira reconheceu a importância da Urcamp para a comunidade. “Sei o quanto essa instituição é potencialmente ativa para atender às necessidades do município”, pontuou.

Mainardi declarou apoio ao pleito das instituições. “A Urcamp e as universidades comunitários da Rio Grande do Sul têm total apoio meu, enquanto candidato e enquanto deputado estadual, para regulamentação dessa importante lei”, disse.

Roberta também destacou o papel desempenhado pela Urcamp na história de Bagé. “Como governo, vamos apoiar o manifesto para regulamentar a lei que vai possibilitar à instituição captar mais recursos”, reforçou.