Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa

 

Regulamento da 15ª Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa

 

Exposição de motivos

A Pró-Reitoria de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (PROIPPEX) da Universidade da Região da Campanha (URCAMP), com sede em Bagé-RS, no uso de suas atribuições, estabelece as normas e condições para inscrição de trabalhos na 15ª Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa, um dos eventos inseridos no CONGREGA URCAMP 2018, que se realizará na semana de 22 a 26 de outubro, na URCAMP – Bagé.

O evento, promovido pela URCAMP, possui uma Comissão Organizadora e uma Comissão Técnico-Científica constituídas por membros da comunidade acadêmica da instituição, contando, ainda, com o apoio da Pró-Reitoria de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e será regido por este Regulamento.

O CONGREGA URCAMP 2018 tem o objetivo de ser um evento abrangente, de divulgação de pesquisa e extensão, estando aberto para trabalhos de ordens diversas, produzidos em diferentes instituições. Para tal, propõe que cada um dos eventos abarque um tipo específico de participação.

A 18ª Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa se propõe a apresentar trabalhos de pesquisa científica desenvolvidos no âmbito das academias e outras instituições de pesquisa, estimulando não só os próprios professores/pesquisadores em seus projetos em desenvolvimento como também a incorporação de mais estudantes de graduação em trabalhos de pesquisa científica e projetos de extensão.

 

Disposições Gerais

Artigo 1º – Poderão participar como autores ou coautores na 15ª Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa:

I – docentes da graduação, docentes e discentes da pós-graduação;

II – segmentos do meio científico e cultural;

III – pesquisadores;

Parágrafo único: como coautores alunos da graduação que participam de grupos de pesquisas.

 

Da inscrição de trabalhos

Artigo 2º – A inscrição deverá ser feita somente através de formulário específico encontrado no site do CONGREGA URCAMP 2018 (http://congrega.urcamp.edu.br), na Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa, valendo como data de inscrição a do envio do artigo científico e de todas as informações necessárias.

Artigo 3º - O(s) autor(es) preencherá(ão) os dados referentes ao trabalho. Cada artigo deverá ser inscrito, individualmente, por um dos autores, ficando expressamente vedadas inscrições múltiplas.

Artigo 4º – É necessário o pagamento da taxa de inscrição para a submissão de trabalhos.

 

Artigo 5º – O(s) autor(es), no ato da inscrição, desde logo, autoriza(m), sem encargos de qualquer natureza, a UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA – URCAMP a publicar seu(s) trabalho(s) no site, nos Anais, na revista do CONGREGA URCAMP 2018 e em quaisquer outros meios de divulgação do evento.

Artigo 6º – Os dados e informações são de inteira responsabilidade dos inscritos. E as inscrições incompletas serão desconsideradas.

Artigo 7º – O tema dos trabalhos submetidos a 15ª Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa deve estar inserido em uma das seguintes áreas do conhecimento:

I – Ciências Humanas;

II – Ciências Sociais Aplicadas;

III – Ciências da Terra;

VI – Ciências Biológicas;

V – Ciências da Saúde;

VI – Ciências Agrárias;

VII – Engenharias;

VIII – Linguística, Letras e Artes;

IX – Outros (Bioética, Ciências Ambientais, Defesa, Divulgação Científica).

 

Artigo 8º – Um mesmo autor poderá inscrever no máximo 02 (dois) trabalhos, como autor principal. Para isso, deverá proceder de forma isolada e distinta a inscrição de cada um deles.

Artigo 9º – A apresentação da inscrição implica na concordância e aceitação de todas as cláusulas e condições do presente Regulamento, por parte do(s) inscrito(s).

§ 1º – A orientação para a submissão dos artigos consta do Anexo I do presente regulamento, fazendo parte integrante deste, e deverá ser observada para fins de validade da inscrição e da submissão de trabalhos, bem como para eventual premiação.

§ 2º – A não observância da orientação implica na desconsideração da inscrição.

 

Das normas do trabalho

Artigo 10º - Deverão ser submetidos os artigos completos.

Artigo 11º - Os trabalhos deverão seguir as exigências de apresentação e formatação especificadas no Anexo II.

 

Da seleção de trabalhos

Artigo 12º – Os trabalhos recebidos serão encaminhados à Comissão Técnico-Científica, sem a identificação dos autores, e serão avaliados por uma banca de 3 (três) avaliadores, selecionados entre o corpo docente da URCAMP, obedecendo ao princípio do duplo cego, ou seja, um avaliador não toma conhecimento da avaliação do outro, deverão atender os seguintes requisitos:

I – adequação às normas do Evento;

II – relevância do tema;

III – adequação metodológica;

IV – adequação e coerência entre problematização, objetivos, metodologia do trabalho e resultados atingidos e/ou esperados;

V – clareza e redação (normas da Língua Portuguesa).

 

Da apresentação dos trabalhos selecionados

Artigo 13º – O autor deverá fazer a apresentação oral. Na ausência deste poderá ser apresentado pelo coautor.

§ 1º – A universidade disponibilizará projetor multimídia para a apresentação;

§ 2º – As apresentações orais serão organizadas por temas nos seus respectivos simpósios temáticos;

§ 3º – O programa das apresentações orais será divulgado no site do evento;

Artigo 14º – O tempo destinado às apresentações será de 15 minutos.

 

Da Publicação dos Trabalhos

Artigo 15º - Somente serão publicados na Revista da Jornada da Pós-Graduação e Pesquisa - Congrega URCAMP 2018 os trabalhos que forem apresentados no evento;

Artigo 16º - Após a aprovação dos artigos os autores deverão submeter no sistema o artigo revisado e formatado segundo as normas do evento, com os nomes e devidas titulações.

Parágrafo único: Após a publicação da Revista da Jornada da Pós-Graduação e Pesquisa - Congrega URCAMP 2018 a equipe editorial não aceitará solicitações de alterações.

Da Premiação

Artigo 16º – O Prêmio será concedido, na forma do presente regulamento, segundo as grandes áreas do CNPq, que se distinguirem nas avaliações baseadas em critérios de quantidade e qualidade realizadas pela Comissão Avaliadora do evento.

Artigo 17º – Na avaliação da premiação serão considerados:

I – A quantidade de trabalhos aptos, ou seja, que obtiverem conceito igual ou superior a 08 (oito) na avaliação qualitativa;

II – A qualidade, na submissão do artigo, conforme os critérios específicos descritos no presente regulamento.

 

Do Julgamento para premiação

Artigo 18º – A Comissão Avaliadora que fará a seleção e julgamento dos trabalhos de pesquisa e pós-graduação, será composta por no mínimo 03(dois) membros (mestres ou doutores), sendo pelo menos um deles da área de conhecimento do trabalho, sendo esses professores da URCAMP e/ou de outra instituição de pesquisa.

Artigo 19º – A premiação em todos os eventos será distribuída com pelo menos um destaque de acordo com as oito grandes áreas de conhecimento oficialmente utilizadas pelo CNPq:

I – Ciências Humanas;

II – Ciências Sociais Aplicadas;

III – Ciências da Terra;

VI – Ciências Biológicas;

V – Ciências da Saúde;

VI – Ciências Agrárias;

VII – Engenharias;

VIII – Linguística, Letras e Artes;

IX – Outros (Bioética, Ciências Ambientais, Defesa, Divulgação Científica)

 

Artigo 20º – A avaliação dos trabalhos da Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa obedecerá aos critérios estabelecidos no Artigo 10.

Artigo 21º – As decisões da Comissão Avaliadora serão, sempre, tomadas por maioria simples de votos, cabendo-lhe decidir todos os casos e questões, referentes ao julgamento que se apresentem, ainda que não previstos neste regulamento.

Artigo 22º – A Comissão Avaliadora poderá, tomando conhecimento de qualquer violação aos dispositivos do presente regulamento, a qualquer momento, mesmo após a divulgação dos resultados, anular a premiação tornando pública essa irregularidade.

Artigo 23º – Na solenidade de encerramento do CONGREGA URCAMP 2018, que se realizará, conforme programação, no Campus da URCAMP de Bagé, serão premiados segundo as áreas de conhecimento do CNPq, através da entrega de um certificado de destaque e um certificado.

 

Dos casos omissos

Artigo 24º – Questões eventualmente omissas no presente regulamento e eventuais recursos quanto à eliminação de trabalhos e/ou premiação serão decididas em comum acordo entre as Coordenações do CONGREGA URCAMP 2018 e os membros da Comissão Técnico-Científica.

Comissão Organizadora da 15ª Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa

Dra. Clarisse Ismério

Dra. Daniela Marques

Msc. Fábio Paz

Dra. Sílvia Oliveira

Msc. Rafael Moreira

Dra. Luciane Sune

……………………………

 

ANEXO I

Da Orientação para a submissão dos artigos

1º - Entrar no site do evento;

2º - Preencha seus dados de identificação solicitados;

3º - Caso possua número ORCID, ele deverá ser incluído;

4º - Escolha uma área do CNPq;

5º - Escolha o simpósio temático (espaço para discussão e reflexão de temas apresentado em formato de comunicações) de seu interesse;

6º - Submeta o artigo para os coordenadores do evento através do site do evento;

7º - O artigo deverá seguir as orientações das normas descritas no presente regulamento (Anexo II);

8º - Os autores dos artigos selecionados pela Comissão Avaliadora serão informados da aprovação ou reprovação do trabalho.

 

Simpósios Temáticos oferecidos

ST 1- História, Comunicação e Cinema

ST 2 – Agricultura atual: tecnologias, inovações, avanços e retrocessos

ST 3 – A prática da atividade física: inovações e sua relação com a questão socioambiental

ST 4 – A Responsabilidade Socioambiental e a Biologia

ST 5 – Saúde, políticas públicas e a responsabilidade socioambiental

ST 6 – Bioma Pampa: Biodiversidade e manejo sustentável

ST 7 – Gestão, globalização, marketing e estratégias competitivas de mercado

ST 8 – Gestão Educacional: reflexão sobre qualificação, formação, inclusão e ação cotidiana escolar

ST 9 – Constitucionalismo, políticas públicas de inclusão social

ST 10 – Tecnologias e Patrimônio Construído

ST 11 – Arte educação e investigações de contextos culturais

ST 12 – Tecnologias e inovações agropecuárias sustentáveis

ST 13 – Computação e Engenharia

ST 14 - Gastronomia

 

ANEXO II

O artigo deve seguir rigorosamente as normas de formatação da Revista, caso contrário não será publicado:

Os arquivos deverão ser enviados em formato PDF com as seguintes orientações:

    •  

o artigo deverá seguir a estrutura textual conforme o padrão desenvolvido pelas áreas específicas;

    •  

título em fonte Arial 14, centralizado e, um espaço abaixo Title ( em itálico);

    •  

não deve conter autoria;

    •  

fonte Arial tamanho 12 e espaçamento 1,5 entre linhas no restante do artigo;

    •  

margens: superior 2 cm, inferior 2 cm, esquerda 3cm e direita 2 cm, mínimo de 10 e máximo de 15 páginas;

    •  

resumo (até 3000 caracteres), Abstract, espaçamento simples entrelinhas;

    •  

palavras-chave (em itálico): 03 (três), Keywords 03 (três);

    •  

após Keywords seguem os elementos textuais conforme o padrão desenvolvido pelas áreas específicas;

    •  

os textos não deverão conter tabulação, colunas ou separação de sílabas hifenizadas;

    •  

o uso de notas de rodapé deve ter apenas o caráter explicativo/complementar devendo ser numeradas em algarismos arábicos sequenciais (Ex.: 1, 2, 3, etc.);

    •  

o artigo deverá seguir as normas vigentes da ABNT;

    •  

nas conclusões, não deverão haver citações.

 

Os artigos serão selecionados pelos avaliadores, coordenação do evento e pelo Conselho Técnico Científico. Os artigos aprovados e apresentados no evento serão publicados na Revista da Jornada da Pós-Graduação e Pesquisa - Congrega URCAMP 2018.