Ferramentas tecnológicas em prol do ensino

A iniciativa da acadêmica de Direito que criou cards para auxiliar os colegas sobre a importância do uso do e-mail institucional da Urcamp

Estamos vivendo um novo tempo. Já estávamos conectados através da tecnologia, mas apesar da pandemia ter nos afastado, proporcionou um espaço para nos reinventarmos enquanto instituição, ensino, inovação, profissionais e seres humanos. A dificuldade veio aliada à tristeza do senso comum. Uma doença desconhecida, temida, que nos obrigou a mudar hábitos e a esconder nossas vias respiratórias com máscaras que, até então, eram equipamento de proteção individual de algumas profissões. Mas, ao mesmo tempo, passamos a observar detalhes importantes e pequenos, assim como aprendemos a re-elencar nossas prioridades. Foi necessário estarmos longe, para que pudéssemos perceber o quanto era fundamental estarmos juntos. E foi assim, traçando metas, apostando em ambientes tecnológicos, transformando a casa em sala de aula, e com ferramentas que sempre estiveram ali, que oportunizamos qualidade e conforto ao nosso quadro de funcionários, docentes e estudantes.

Em um ano de descobertas, anseios e inseguranças, a praticidade é uma forte aliada para que possamos seguir sem interromper a precaução. Desde o início, a Urcamp estava preparada para dinamizar suas aulas e atendimento pela tela do computador, smartphone ou tablet. Nossos professores já estavam aptos aos recursos tecnológicos e imersos em uma graduação inovadora. Não paramos, pois o mundo entrou em alerta, mas nós precisávamos continuar. As conversas, explicações, slides, vídeos, dúvidas, dinâmicas, palestras, bate-papos, e outras tantas oportunidades, passaram a acontecer em uma sala virtual, no Google Meet.

Por falar no Google, os e-mails institucionais da Urcamp são pelo Gmail, o que significa que todas as vantagens estão disponíveis para que estudantes usufruam de ferramentas ágeis, práticas, dinâmicas e organizadas, gratuitamente. São tantas as finalidades, que a acadêmica do quinto semestre de Direito, campus Bagé, Geovana Lucas Camargo, surpreendeu seu professor e coordenador do curso, Heron Vaz, após o término da aula ministrada ontem, 24.

Ao iniciar sua videoaula remota, isto é, presencialmente de forma virtual, no Google Meet, durante todo período, o professor explicou que a Urcamp disponibiliza e-mail institucional para seus acadêmicos, como forma de oferecer todas as ferramentas do Google, e que também oferecia livre acesso às videoconferências, tendo em vista que os e-mails fora do domínio, necessitam de autorização para ingresso nas salas.

Geovana observou o coordenador parar a aula diversas vezes para permitir a entrada de seus colegas e resolveu entrar no Portal do Aluno para saber quais eram os passos da criação do e-mail institucional. “Muito fácil, em um único clique eu já tinha criado o e-mail, alterado a senha e estava utilizando tudo que ele proporciona”, relatou a estudante. Porém, sua empatia para com colegas e professores rendeu uma criação artística. “Durante a aula com o professor Heron, ele ressaltou a importância do e-mail institucional e isso me fez pensar ‘será que todos sabem disso?’; ler textos monótonos se torna chato, e notei que todos tinham muitas dúvidas. Então me ofereci para fazer cards que explicassem os benefícios de usar o e-mail institucional”, relata Geovana que afirma: “Fiz o e-mail institucional ontem, depois da fala do professor Heron, e, desde que fiz, já utilizei ele de diversas formas. Guardei trabalhos antigos no google drive para “esvaziar” um pouco meu computador, entrei nas aulas sem preocupação e enviei e-mails de forma mais formal e usual”.

Questionada sobre este novo momento que estamos vivenciando e a importância da Urcamp para sua formação, Geovana relata qual era seu pensamento ao ingressar em nossa instituição: “Além de ser na minha terra natal, a Urcamp é uma faculdade que estava sempre procurando a inovação e uma melhor qualidade de ensino para seus alunos, preocupando-se sempre com o que os alunos precisam” e concorda que, mesmo em meio à pandemia, a Urcamp continua cumprindo seu papel comunitário e de ensino: “Está sendo um momento muito complicado, mas com certeza sou muito grata à instituição e, principalmente, aos professores que tiveram sempre uma compreensão imensurável comigo e com meus colegas, mostrando a todos que venceríamos este momento juntos, sem nenhum tipo de desvantagem educacional”.

A iniciativa da Geovana já está circulando nos grupos de WhatsApp e a Assessoria de Comunicação da Urcamp entrou em contato com a acadêmica para que o material seja configurado nos moldes da identidade visual da instituição.

Quer ativar o seu e-mail institucional? Acesse seu Portal do Aluno > Minha Conta > E-mail acadêmico. A regra sempre será: seu primeiro nome + seu último sobrenome + sua matrícula @sou.urcamp.edu.br.

A história de hoje foi da aluna Geovana Lucas Camargo, do curso de Direito, que teve uma iniciativa incrível. Quer contar para gente a sua? Tenha ideias e compartilhe conosco. Somos uma grande família Urcamp e construímos nossa jornada juntos.