Curso de História promove sua Aula Inaugural do semestre

Além dos acadêmicos de história, alunos do Jornalismo e da Pedagogia também foram convidados a assistir a palestra da historiadora Luisa Kuhl Brasil, que abordou o tema: “Fotografia e imaginário no Brasil a partir de mulheres fotógrafas”. A aula abordou, de maneira reflexiva, o trabalho de duas grandes fotógrafas brasileiras: Claudia Andujar (1931-) e Nair Benedicto (1940-), que em seus diferentes campos de atuação, transformaram os modos de conceber a fotografia no Brasil. A partir da apresentação de suas obras, pode se começar a pensar na constituição do campo da fotografia no Brasil na segunda metade do século XX. “Dessa forma busca-se compreender o espaço da mulher na profissionalização do fotojornalismo e dos seus desdobramentos na arte”, revela a historiadora.

Luisa Kuhl Brasil tem uma grande identidade com a Urcamp, pois é filha do fundador do curso de jornalismo e ex-professor da Instituição Orlando Carlos Brasil. Ela é graduada em História pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG, mestre e doutoranda pela Pontifícia Universidade Católica – PUC-RS.