Acadêmicos debatem destinação de resíduos sólidos no 1º Ciclo da Terra Urcamp

Documentário Lixo extraordinário teve exibição especial

Para marcar a mobilização em defesa do meio ambiente, iniciada no último dia cinco, a Urcamp promove, durante todo o mês de junho, o 1º Ciclo da Terra.  O objetivo é fazer a conexão entre temas do cotidiano e do patrimônio cultural com as questões de sustentabilidade, clima e ecossistemas. A atividade eleita para a noite de ontem (18.06) foi a discussão sobre o lixo.

O terceiro evento do Ciclo da Terra, trouxe um painel dividido em dois momentos. Primeiro houve a apresentação de pesquisas abordando a “Legislação sobre resíduos sólidos”, desenvolvida pelos acadêmicos do 10º semestre do curso de Direito César Coutinho, Victor Mosqueira, Lucas Torbes e Jéssica Pacheco. A professora dos componentes curriculares de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Direito Agrário, Tânia Castilhos, descreveu o histórico da preocupação com o meio ambiente em nível mundial e esclareceu sobre a evolução da legislação ambiental brasileira. “Isso serviu como atividade e aprendizado aos alunos e o tema é importante para que as pessoas entendam que o Direito Ambiental é um novo Direito”, explica.

O trabalho foi apresentado pelos acadêmicos do 10º semestre. “Estamos abordando a lei nacional que é baseada em pilares, que vão desde o plano de gestão até os instrumentos que caracterizam a catalogação dos resíduos industriais e urbanos. E dentro do Plano de Resíduos Sólidos, e na lei, existe a punibilidade que está interligada à Lei de Crimes Ambientais”, aponta o formando César Coutinho de Souza.

A segunda parte da atividade culminou com a apresentação do documentário “Lixo Extraordinário”, um relato sobre a história de catadores no Rio de Janeiro, de Vick Muniz.

Programação vai até dia 23

Nas dependências da Urcamp, acontece a exposição “Arroio Bagé”, com poemas do escritor bajeense Ernesto Waine. Já no Museu Dom Diogo de Souza, está aberta uma exposição de todas as edições do Jornal Ecoarte.

Nos dias 18 e 21, a Urcamp, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, recebe as escolas públicas do Ensino Fundamental, para conhecer as instalações da Instituição, o Laboratório de Biologia e uma conversa sobre mudanças climáticas, com a coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Urcamp, Tamyris Ramos, .

No Dia 20, às 9h, acontece uma caminhada denominada “Caminho das águas” - Conversas entre Patrimônio e Gentes. A atividade é promovida pelo Grupo Ecoarte e pelos Museus Dom Diogo de Souza e da Gravura Brasileira. As inscrições são feitas através do endereço: https://eventos.urcamp.edu.br/index.php?class=Inscricoes::SelecionaPessoaFormControl::show(646)

Nos dias 22 e 23, ocorre a apresentação teatral do Grupo Cenarte “Para onde voam as borboletas”.

O encerramento acontece no dia 25, às 19h, no Salão de Atos da Urcamp, onde haverá a apresentação do filme “Common Ground”, que levanta temas sobre agricultura regenerativa.