Reitora da Urcamp faz roteiro nos Campi e firma parcerias para a Instituição

Uma agenda que contempla, desde Aula Inaugural a convênios firmados para a Urcamp. O roteiro de atividades da Presidente da Fundação Átilla Taborda e reitora da Urcamp, professora Lia Quintana começou na terça-feira (16) por Alegrete, mas passará por São Gabriel, Sant´ana do Livramento e Dom Pedrito. A agenda é acompanhada pelo Gerente de Campus e Inovação da Instituição, professor Leandro Pires.

Num primeiro momento um Café com a reitora, professores e gestores do Campus Alegrete. Logo em seguida, antes da Aula Magna do curso de Direito, Lia Quintana assinou dois convênios com o Executivo Municipal de Alegrete. Ela e o prefeito Márcio Amaral, firmaram uma parceria, onde a prefeitura, através de suas secretarias, sirvam de espaços para aulas práticas e estágios, previstos dentro da Graduação i Flex da Urcamp. O segundo convênio
foi com a oferta de incentivos nas mensalidades, para servidores públicos do Governo Municipal de Alegrete e dependentes.

Lia concedeu entrevistas aos veículos de comunicação locais, com foco na Urcamp e no modelo de ensino inovador implantado em 2019 e ampliado em 2022, através da Graduação i Flex, onde os alunos trabalham práticas através de projetos reais, demandados pelas empresas, organizações, entidades, prefeituras, ONGs e da comunidade.

A Aula Magna do Direito fechou a noite de atividades. Lia Quintana fez a abertura oficial do evento que celebrou os 25 anos do curso de Direito em Alegrete. Com o tema “Aspectos do Direito da Família no Brasil e Angola”, a abordagem para um auditório lotado de estudantes, ficou por conta da Juíza Presidente da Sala de Família e Sucessões do Tribunal da Comarca do Lobito – Angola, Dra. Liliana Patrícia Amaral de Carvalho Mateus e do Juiz Coordenador do CEJUSC e Titular da área de Família e Sucessões da Comarca de Alegrete Thiago Tristão de Lima. “Percebemos que há muitas similaridades entre as leis dos dois países, chamando a atenção que em Angola só e reconhecido o casamento civil entre homens e mulheres não havendo reconhecimento de famílias homoafetivas, por exemplo, como no Brasil. Oportunidade de grande aprendizado para todos”, relatou a coordenadora do curso de Direito Campus Alegrete, professora Fabiane Segabinazi Pilecco.

Na manhã desta quarta-feira ( 17) Lia Quintana e Leandro Pires participaram de uma formação para professores do Campus Alegrete. Na parte da tarde falou para os professores e alunos do Colégio Raymundo Carvalho da Urcamp, que atua com Ensino Fundamental e Médio na cidade.

A agenda da gestão da Urcamp continua em São Gabriel nesta quinta-feira (18).