Reitores de Universidades Comunitárias se reúnem com vice-governador eleitos

Deputado Gabriel Souza recebeu nesta quarta-feira (16) representantes das 14 instituições que integram o Comung

Com uma relação de anos com o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – Comung, o deputado estadual e vice-governador eleito, Gabriel Souza (MDB), recebeu nesta quarta-feira (16), representantes das 14 instituições que integram o Consórcio. No encontro, os reitores reforçaram a parceria construída com o parlamentar e sua representação em defesa das universidades, além de se colocarem à disposição do novo governo eleito para auxiliar em questões relacionadas ao ensino superior, à inovação e à economia do conhecimento.

Gabriel, que preside na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas, Privadas e Comunitárias, conheceu ao longo dos seus mandatos todas as instituições que fazem parte do Comung e destacou a excelência dos campus e dos profissionais que atuam nas instituições. “Temos dito que depois de oito anos ‘arrumando a casa’, agora o nosso próximo governo é para “arrumar a escola”. E quando digo escola me refiro à educação como um todo. Essa é a nossa prioridade. Me considero um  padrinho das universidades comunitárias e é fundamental seguirmos atuando em conjunto e construindo em parceria conquistas para o ensino dos gaúchos”, destacou o vice-governador eleito.

A reitora da Urcamp e presidente do Comung, Lia Maria Herzer Quintana, agradeceu a disponibilidade do vice-governador eleito em receber as demandas universitárias e elogiou seu conhecimento e contribuições para o ensino gaúcho. “Importante destacar que Gabriel conhece nossas instituições, compreende a relevância do Comung para o Estado e sua colaboração para a educação. Foi a primeira de muitas reuniões que teremos em parceria pelo desenvolvimento do Estado”, complementou a educadora. Lia também brincou com Gabriel ao pedir a benção do “padrinho”, reforçando o pedido que ele mantenha o seu empenho pelas universidades.

Além da presidente do Comung, também participaram os reitores Cleber Prodanov, vice-presidente do Comung e representante da Feevale; a reitora da Unijuí e tesoureira do Comung, Pe. Sérgio Mariucci, reitor da Unisinos; Cátia Maria Nehring; a reitora da UPF e secretária do Comung; Bernadete Maria Dalmolin; a reitora da UFN, Ir. Iraní Rupolo; o reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn; o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech; o reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Francisco Borges Teixeira; o reitor da Unicruz, Fábio Dal-Soto; a vice-reitora da Univates, Fernanda Storck Pinheiro; a pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação da URI, Neusa Maria John Scheid; o pró-reitor Acadêmico da UCPEL, Ezequiel Insaurriaga Megiato; o chefe de Gabinete da Unilasalle, Renaldo Vieira de Souza; Marcelo Faoro. chefe de Gabinete da UCS; Carlos Alberto Cruz, chefe de Gabinete Unisinos; e Carlos Robalo, diretor de Patrimônio da UFN.