Submissão de trabalhos para 15ª Mostra de Iniciação Científica e 13ª Mostra de Iniciação Científica Jr. vai até 3 de setembro

Dando sequência às atividades do Congrega Urcamp 2018, hoje, a abordagem fala sobre as Mostras de Iniciação Científica (MIC), apresentando a 15ª MIC e a 13ª edição da MIC Jr. Os responsáveis, respectivamente, por estas duas categorias, Cristiano Santos e Rita Luciana Saraiva Jorge, explicam a estrutura de cada uma das atividades, quem pode participar e o motivo pelo qual o universo científico vem crescendo. O prazo para submissão de trabalhos nestas categorias vai até o dia 3 de setembro, no site congrega.urcamp.edu.br.

A 15ª Mostra de Iniciação Científica do Congrega Urcamp 2018 se propõe a divulgar os resultados da produção técnico-científica de estudantes de graduação que desenvolvem atividades de pesquisa, bem como contribuir para a formação de recursos humanos nesta área. "Participar é muito importante pois proporciona ao aluno, orientado por professor pesquisador, o compartilhamento de saberes advindos da aprendizagem de técnicas e métodos científicos, estimulando o desenvolvimento da criatividade, da reflexão e do pensar sistematizado", explica o professor Cristiano dos Santos, que é o responsável pela 15ª MIC.

A 13ª Mostra de Iniciação Cientifica Júnior é um evento inovador, no sentido de trazer à luz e à integração, os trabalhos que estão sendo desenvolvidos nas escolas de Ensino Médio e Técnico de estudantes em processos de pesquisa científica, buscando incentivar a continuidade desses projetos e o engajamento de novos estudantes. Podem participar desta categoria, através de inscrição e submissão, trabalhos com autor(es) na MIC Jr., exclusivamente: aluno(s) do Ensino Médio e aluno(s) de curso(s) técnico(s) de nível médio. "A Mostra de Iniciação Científica Júnior tem sua relevância no fomento da iniciação científica a partir do Ensino Médio. O despertar para a investigação científica, o trabalho em equipe e a produção científica são consequências desta mostra. Excelentes trabalhos, incluindo experiências científicas e tecnológicas, são demonstrados. É o jovem mostrando seu valor", explana a professora Rita Jorge, que é, também, coordenadora do curso de Administração da Urcamp.