General do Exército conhece Graduação i da Urcamp e propõe parcerias com a Instituição

O projeto da Graduação i, que tem como suporte a Plataforma Sou I de Projetos Integradores, foi apresentado pela equipe da Urcamp ao General de Exército Carlos Augusto Ramires Teixeira, no Quartel General (QG), onde comanda a 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (3ª Bda C Mec) – Brigada Patrício Corrêa da Câmara. 

Num encontro amistoso e informal, a visita produziu uma série de ideias e o anseio de se estabelecer parcerias futuras. Foi dessa forma que a equipe de comunicação da Urcamp, integrada pelos assessores de marketing e de imprensa, Melissa Porto e Chrystian Ribeiro, e a coordenadora do curso de Pedagogia, Viviane Gentil, foi recebida, no gabinete do militar que comanda as 11 guarnições da região.

General Ramires, manteve um diálogo de aproximação e reforçou a intenção de aproximar o Exército da comunidade, por meio das Instituições de Ensino Superior de Bagé. “Nós entendemos que precisamos nos envolver com as Universidades para buscarmos parcerias, queremos aprender com vocês e também podemos contribuir, pois, o exército brasileiro é uma grande empresa, que atua nas comunidades”. 

O encontro também serviu para ampliar as possibilidades de ações conjuntas envolvendo o exército e a FAT/Urcamp, já que o comandante manifestou a intenção de oferta de estágios curriculares aos acadêmicos dentro das guarnições onde a Instituição atua, em toda a região, contemplando, assim, praticamente todos os cursos. A proposta agora vai ser avaliada pela gestão da Urcamp, mas o elo entre as duas entidades deve ir além. Pode-se, por exemplo, formalizar o ingresso de militares como mentores dos Projetos Integradores desenvolvidos dentro da Graduação i, o novo modelo acadêmico adotado pela Urcamp, desde o início do ano letivo de 2019, e que já conta com resultados importantes. Apropriado sobre o funcionamento deste ensino inovador proposto pela Instituição, o comandante pretende fazer parte da Plataforma SOU I, onde as empresas jogam nesse portal as suas demandas e problemas e os acadêmicos desenvolvem projetos reais na busca de soluções. “Temos várias demandas onde vocês podem nos ajudar. Os cursos de Educação Física e Nutrição, por exemplo, podem nos auxiliar a desenvolver um trabalho para técnico para nos ajudar a reduzir o sobrepeso de parte de nossos militares, um problema que foi detectado aqui dentro”, destacou. 

Plataforma SOU I atualizada

Desde que entrou no ar, em março deste ano, a Plataforma SOU I, já conta com números expressivos em cadastros, que envolvem empresas, alunos e comunidade:

Desafios lançados - 193
Projetos em desenvolvimento – 146
Empresas – 96
Alunos envolvidos dentro da Graduação i - 688

Ao final da visita, General Ramires assistiu ao vídeo Institucional da Urcamp e da Graduação i. A equipe da Urcamp agora irá percorrer os quartéis para conversar diretamente com os militares com o propósito de divulgar o Vestibular de Inverno da Urcamp, marcado para o dia 30 de junho.

O próximo encontro, para dar continuidade a essas ações conjuntas, deverá acontecer na Urcamp, onde o comandante será recebido pela Reitora Lia Quintana.