Minuano é o jornal mais lembrado pelos bajeenses, diz pesquisa do Distinção Empresarial

Por Redação JM

Com mais de 28 anos de existência, o Minuano, veículo impresso mais tradicional em circulação na Rainha da Fronteira e região da Campanha, foi vencedor de pesquisa realizada pela Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba) como o jornal mais lembrado pelos bajeenses. A confirmação ocorreu nesta semana, quando o presidente da Aciba, Ricardo Souza, informou a primeira colocação no segmento durante visita à sede do JM.

De acordo com Souza, a partir dos resultados obtidos na pesquisa por amostragem, são definidos os profissionais e empresas mais lembrados pelos bajeenses. E, agora, o próprio presidente da Aciba começou um roteiro de visitas a cada um dos vencedores, para informar a respeito da premiação. Assim, ao longo dos próximos dias, após a conclusão dessas agendas, todos os premiados terão seu nome divulgado. A avaliação desenvolvida pela Consultoria Jr. da Urcamp, selecionada pela Aciba para a realização da análise de mercado, iniciou em julho. Ao todo, foram visitadas 80 regiões da cidade, contemplando todos os bairros, onde os questionários foram aplicados aos moradores de cada localidade. São 133 segmentos pesquisados."Em relação a esta entrega a todos os ganhadores, este ano está um pouco diferente. Além da carta normal, estamos entregando um passaporte com toda uma formatação, enaltecendo o trabalho das empresas ao longo do período. Interpretamos que isso cria uma expectativa em cima da festa, a qual queremos que seja muito expressiva", frisou.

O presidente da Aciba destaca que, neste momento, os vencedores apenas são informados a respeito da obtenção do título de mais lembrado. "O resultado da pesquisa por segmento, com percentuais e outros detalhes, somente será exposto a cada um dos ganhadores na nossa festa de celebração. Isso é importante ressaltar porque este não é um prêmio que se vende. Apenas quem vence de fato, na análise mercadológica, pode receber. Diferente do que alguns interpretam, o que comercializamos com os vencedores é o recebimento ou não da pesquisa com os dados", especifica.

Para Souza, é fundamental estreitar os contatos da Associação com profissionais e empresas neste momento de recuperação pós-pandemia e, claro, desse modo, reconhecer o esforço de cada um no desenvolvimento de ações que garantam o atendimento pleno buscado pelos consumidores do município, seja no segmento que for. "Precisamos mostrar a importância do associativismo. E essas visitas são oportunas junto aos nossos associados", justifica.

28 anos de informação com credibilidade
A confirmação de que o JM foi o vencedor do Distinção Empresarial, como mencionado, ocorreu na quarta-feira, dia 5. Na oportunidade, Souza foi recepcionado pela gerente Comercial do JM, Adriana Robaina, pelo chefe de Distribuição, Marcos Gularte, e pelos jornalistas Sidimar Rostan, Melissa Louçan e Rochele Barbosa.

Na análise da Aciba, todos os veículos de comunicação inclusos no segmento jornal e que tenham circulação na Rainha da Fronteira, sejam em âmbito local, regional, estadual, nacional ou mesmo internacional, podem ser apontados pela comunidade. "O jornal galgou a primeira colocação. Confraternizamos pelo reconhecimento da comunidade, por ser o mais lembrado nesta pesquisa", destacou Souza.

Ao analisar a escolha do JM, a gerente comercial disse que trata-se de uma honra à toda equipe de colaboradores receber tal reconhecimento. "Eu acredito que o resultado é o trabalho de um ano inteiro, resultado do compromisso com o cliente, que são os leitores de Bagé e região, bem como com os parceiros que confiam na marca do Jornal Minuano para divulgarem seus produtos e iniciativas", destaca Adriana.

Para o editor-chefe do JM, Felipe Valduga, obter tal reconhecimento da população local, como o jornal mais lembrado, não apenas estimula a equipe a ampliar a busca por informações de forma profissional, mas a se empenhar ainda mais para responder as principais dúvidas da comunidade. "Para um jornal, nada é mais gratificante que ver os moradores da sua cidade reconhecê-lo como o principal canal de informação. Isso nos engrandece, claro, mas torna nossa responsabilidade ainda maior, pois temos um compromisso fundamental de levar a verdade, diariamente, a cada um dos bajeenses e, com certeza, pautaremos todo o nosso esforço em ampliar e melhorar cada vez mais nosso trabalho", enaltece.

Vale lembrar que o JM surgiu em 1º de abril de 1994 e, desde 1996, é mantido pela Fundação Attila Taborda (FAT). Durante 28 anos, muitas mudanças aconteceram e foi preciso se adaptar a todas elas. Houve troca na equipe de jornalismo, administração, gráfica, identidade visual, periodicidade e sede. Mas uma coisa se manteve em quase três décadas: o compromisso com os leitores.

Além o impresso, que atualmente circula nas terças, quintas e sábados, o JM conta com milhares de acessos diários no seu portal (www.jornalminuano.com.br). São cerca de 500 mil leitores que buscam, pela internet, mensalmente, se informar sobre o que acontece em Bagé e região. Nas redes sociais, são quase 80 mil seguidores no Facebook e no Instagram mais de 30 mil seguidores.

 

Celebração


A Aciba busca, além de retomar a premiação neste ano, a realização de um grande evento para assinalar a ocasião. Por isso, uma grande festa está sendo preparada para ocorrer junto ao Clube Cantegril, em 17 de novembro. A projeção é de que cerca de 600 convidados acompanhem a entrega do troféu e dos dados da análise de mercado que acontecerá durante a celebração.

O evento também marcará dois importantes aniversários: os 124 anos da Aciba e os 95 anos da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul - Federasul, entidade criada em Bagé em outubro de 1928.