Hospital Universitário recebe doação de tintas da campanha "O Amor Pinta"

Lançada em maio de 2018, a campanha “O Amor Pinta” foi encerrada na tarde de ontem, com a doação de tintas para pintura do Hospital Universitário Dr. Mário Araújo. A ação beneficente, idealizada pelo publicitário Hugo Pêgas, fez parte da celebração dos 35 anos da loja ASM Materiais de Construção.

Ao todo, foram entregues à instituição de saúde mais de mil litros de tinta para a pintura da fachada externa. O projeto de pintura contou com a assinatura da arquiteta Rachel Morgado, prevendo a utilização das cores da identidade visual do hospital.

A campanha iniciou em maior do ano passado, quando um ponto de coleta de doações foi instalado na loja, desvinculado das compras. Ou seja, qualquer pessoa, cliente ou não da ASM, poderia contribuir com o valor desejado. Com o valor necessário para a pintura em mãos, Menezes abriu mão da margem de lucro e obteve toda a tinta a preço de custo junto à Renner.

Além de Pêgas e de Marcus Menezes, representando a ASM Materiais de Construção, o projeto também contou com o participação do jornalista, leiloeiro e promotor de festas, Nando Farinha. Em novembro de 2018, Farinha promoveu a retomada das festas “The Old Friends”, com renda revertida para a pintura da fachada externa do hospital. Ao término da campanha, foram arrecadados mais de R$ 20 mil, entre doadores anônimos na loja e os participantes da festa The Old Friends.

O material foi recebido por Virgínia Paiva Dreux, pró-reitora de ensino da Urcamp, entidade mantenedora do hospital, que representou a reitora Lia Quintana na ocasião, além da equipe diretiva do hospital, capitaneada pelo diretor, Henry Ribeiro Ritta.

O hospital vem em um crescente de esforço para reerguê-lo e a pintura fecha esse primeiro ciclo. Hoje, o Hospital Universitário não é apenas um hospital-escola, também é referência de atendimento de qualidade no Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou Virgínia.

Já Farinha, em seu pronunciamento, destacou as ligações pessoais que tem com a instituição de saúde e a felicidade em participar. “Fico feliz em ajudar de alguma forma. As pessoas cobram, elas querem ver com o que contribuíram. Querem saber que a tinta está aqui e que o hospital vai ser pintado”, contou.

Representando a ASM, Menezes destacou que a campanha foi a forma encontrada de retribuir a atenção com que os bajeenses sempre trataram a loja. “Se a loja está viva há 35 anos no mercado, é porque ela tem a preferência. E quisemos retornar esse carinho área a comunidade de alguma forma”, disse.

Já Ritta apontou que, apesar da vontade, a pintura externa do hospital não era prioridade para a gestão, que se ocupava em melhorias internas e de qualificação dos equipamentos utilizados. Mas a proposta trazida por Pêgas e Menezes emocionou a equipe: “A vontade de pintar nós tínhamos, mas nos faltava bolso para isso. A campanha mudou isso”, contou.

O diretor da instituição adianta que ainda não há previsão de data de início para a pintura, já que o orçamento da mão de obra gira em torno de R$ 60 mil. “A intenção é iniciar em até seis meses”, aponta.

Além da Pró-reitoria de ensino o ato também contou com a presença da Chefe de Gabinete da Urcamp Renata Augé Teichrieb, do Procurador Jurídico Adjunto da Urcamp Luiz Carlos Pierucci e do Coordenador de Campus Leandro Pires.