background

Urcamp Documenta no XI Festival Internacional de Cinema da Fronteira: Fronteiras em Debate.

25 Abr 09:00h
TÉRMINO
26 Abr 11:30h

Título curso/evento:  Urcamp Documenta no XI Festival Internacional de Cinema da Fronteira: Fronteiras em Debate - Cinema na sala de aula: como usar filmes.

Resumo do Curso/evento:

O projeto permite ao curso de Jornalismo da Urcamp promover a integração entre teoria e prática e aproximar-se do princípio de interação comunitária incentivado pela Universidade da Região da Campanha. A partir da produção de cinejornais diários para o Festival Internacional de Cinema da Fronteira, realizado anualmente em Bagé, os acadêmicos das disciplinas de Cinema e de Telejornalismo produzem material informativo e artístico para a exibição diária antes das sessões de cinema. Na mesma oportunidade, o evento abre espaço para a Urcamp promover em parceria com o FICF o evento Fronteiras em debate, que sempre propõe uma discussão que interage com os princípios da comunicação, jornalismo e produção audiovisual. Neste ano a proposta será Cinema na sala de aula: como utilizar.

No decorrer do semestre, o projeto propõe a realização de três oficinas de cinema como forma de incentivar a produção de audiovisual entre os realizadores locais, cujo resultado das atividades podem ser pequenas produções em curta metragem a serem inscritas no próprio festival. De maneira paralela, outra iniciativa do projeto é propor quatro sessões de cineclubismo a fim de fomentar junto à comunidade, a criação e renovação de público para as sessões de cinema, oferecendo reflexão sobre o conteúdo e o poder da plataforma cinematográfica para o debate social relevante.

Objetivo(s):

1. Incentivar a utilização do tema como elemento que serve plenamente à dimensão pedagógica do ensino-aprendizagem do jornalismo;
  2. Estabelecer critérios e ampliar os horizontes da produção e interpretação da obra cinematográfica;
  3. Agir como elemento de ampliação de público para produtos de audiovisual;
  4. Produzir oportunidades para a produção acadêmica e publicações.

Público alvo:  Estudantes de Jornalismo, estudantes de História, estudantes de Pedagogia, professores municipais e estaduais e inscritos no Festival de Cinema.

No de vagas: Mínimo:  15  Máximo: 100

Horário: das 9 horas às 12 horas

Período de Realização:     25 e 26 de abril de 2019

Local de realização: Salão de atos da Urcamp

Inscrições: eventos.urcamp.edu.br

PROGRAMAÇÃO:  PALESTRA: Cinema na sala de aula: como usar.

Professora Fatimarlei Lunardelli. (Jornalista com mestrado e doutorado em cinema pela USP)

Autora de vários artigos e dos livros Ô Psit: O Cinema Popular dos Trapalhões (1996); Quando Éramos Jovens: A História do Clube de Cinema de Porto Alegre (2000) e A Crítica de Cinema em Porto Alegre na Década de 1960 (2008). É professora de cinema na Unisinos e vice-presidente da ACCIRS, Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul.

INFORMAÇÕES:

E-mail: extensãoeventos@urcamp.edu.br ou proen@urcamp.edu.br Ramal: 231 ou 245