Bem vindo! Hoje é sexta-feira, 22 de março de 2019
background

Docência do Ensino Superior - Bagé

Informações gerais

  • Carga Horária: 432 Horas
  • Turno: Alternativo
  • Duração: 3 Semestres

Dados do Curso

Características

Com o objetivo de desenvolver competências referentes as dimensões cognitivas e pedagógicas do professor do ensino superior a partir da reflexão sobre a docência no século XXI. Curso voltado para Bacharéis e profissionais da área de educação.

Mercado de Trabalho

Na atualidade considerando a necessidade de diferentes saberes para o exercício da docência, a demanda de vagas por estes profissionais no m%u200Bercado de trabal%u200Bho, o crescimento do número de escolas profissionalizantes de nível médio e superior, os desafios encontrados em sala de aula para formação destes profissionais, a pós graduação em docência capacitará para desenvolvimento do trabalho docente, metodologias e práticas de sala de aula e em outros ambientes.%u200B

Diferenciais

Trabalhar com diferentes metodologias educacionais inovadoras nas aulas teóricas e práticas. Utilização de Metodologias Ativas inseridas no processo de ensino. Estágios na área.

Laboratórios de Ensino

Sala de aula, laboratório de informática, sala de recursos

Atos Legais

Título concedido: Especialista
Área de conhecimento: Ciências Humanas
Início de funcionamento: 01/11/2017
Autorização: Resolução N 022/2014 do Conselho Universitário em 08 de dezembro de 2014.
Reconhecimento:
Renovação de Reconhecimento:

Estrutura Curricular

DISCIPLINAS|CURRICULO: 771501

Código
Nome
299105
EDUCACAO INCLUSIVA
Ementa:
Discussão sobre contextos de ensino-aprendizagem, com ênfase no ensino superior, a partir de bases teóricas e metodológicas que fundamentam o estudo da interação social.
Sem: 1 | CH: 30
299106
ESTUDOS DE AVALIACAO
Ementa:
Estudo da avaliação como instrumento indispensável para o planejamento e acompanhamento das ações educativas. As diferentes concepções da avaliação e suas manifestações na prática. Contextualização histórica da avaliação educacional considerando os diferentes enfoques: classificatória, democrática, mediadora e formativa. Avaliação diagnóstica, formativa e somativa. Procedimentos e instrumentos da avaliação da aprendizagem.
Sem: 1 | CH: 30
299123
FUNDAMENTOS DA EDUCACAO SUPERIOR
Ementa:
Contextualização histórica, social e política da educação escolar contemporânea, seus dilemas, perspectivas e desafios. Problematização introdutória dos fundamentos epistemológicos de uma ciência da educação, da análise do fluxo normativo do sistema escolar, das relações entre a racionalidade científica e a cultura, focalizando temas da educação científica, seus objetivos, sua relação com a cultura e a localização social das ciências.
Sem: 1 | CH: 30
299109
INTERACAO EM CONTEXTOS DE ENSINO APRENDIZAGEM
Ementa:
Sem: 1 | CH: 30
299104
METODOLOGIA DA PESQUISA
Ementa:
Fundamentos da Metodologia Científica. A Comunicação Científica. O delineamento da pesquisa científica. Métodos e técnicas de pesquisa. A comunicação entre orientados/orientadores. Abordagens metodológicas nas pesquisas quantitativas e qualitativas. O plano de pesquisa. Ética e pesquisa universitária. A organização de texto científico (Normas ABNT).
Sem: 1 | CH: 30
299102
NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCACAO E PRATICA DOCENTE EM AMBIENTE EAD
Ementa:
Plataformas de Ambientes Virtuais, Multimídia para Educação a Distância; Ferramentas de desenvolvimento: Edição e Criação de Vídeos. Áudio: representação digital. Construção de infográficos. Animação.
Sem: 1 | CH: 30
299122
PESQUISA EM EDUCACAO
Ementa:
Sem: 1 | CH: 30
299103
PLANEJAMENTO E AVALIACAO
Ementa:
Estudo dos princípios, fundamentos e procedimentos do planejamento de ensino na educação superior, do currículo e da avaliação, segundo os paradigmas e normas legais vigentes norteando a construção do currículo e do processo avaliativo no projeto político-pedagógico de curso e planos de ensino.
Sem: 1 | CH: 45
299124
POLITICAS PUBLICAS E LEGISLACAO EDUCACIONAL
Ementa:
Sem: 1 | CH: 30
299107
PRATICA DE LETRAMENTO NA DOCENCIA
Ementa:
Reflexões sobre a atuação e a prática docente no ensino superior, a partir dos letramentos acadêmicos.
Sem: 1 | CH: 30
299108
PRINCIPIOS HISTORICOS E FILOSOFICOS DA EDUCACAO
Ementa:
Sem: 1 | CH: 30
299125
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO: PESQUISA E DOCENCIA
Ementa:
Sem: 1 | CH: 72

Corpo Docente

ALINE SOUZA DA LUZ

Data de Admissão:
Titulação: Doutorado
Disciplinas:
ESTUDOS DE AVALIACAO

ANGELA SUSANA JAGMIN CARRETTA

Data de Admissão: 01/08/2003
Titulação: Mestrado
Disciplinas:
METODOLOGIA DA PESQUISA

CLAUDETE DA SILVA LIMA MARTINS

Data de Admissão:
Titulação: Doutorado
Disciplinas:
EDUCACAO INCLUSIVA

CLOTILDE MARIA DUARTE CALVETE

Data de Admissão: 01/09/1992
Titulação: Mestrado
Disciplinas:
FUNDAMENTOS DA EDUCACAO SUPERIOR

PAULA LEMOS SILVEIRA

Data de Admissão: 01/02/2000
Titulação: Mestrado
Disciplinas:
NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCACAO E PRATICA DOCENTE EM AMBIENTE EAD

VERONICE CAMARGO DA SILVA

Data de Admissão: 01/03/1995
Titulação: Doutorado
Disciplinas:
PRATICA DE LETRAMENTO NA DOCENCIA

VIVIANE KANITZ GENTIL

Data de Admissão: 28/03/2011
Titulação: Doutorado
Disciplinas:
PLANEJAMENTO E AVALIACAO

Fale Conosco