background

Direitos humanos e políticas públicas

Informações gerais

  • Carga Horária: 360 Horas
  • Turno: Alternativo
  • Duração: 3 Semestres

Dados do Curso

Atos Legais

Título concedido:
Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
Início de funcionamento: 04/08/2023
Autorização:
Reconhecimento:
Renovação de Reconhecimento:

Estrutura Curricular

DISCIPLINAS|CURRICULO: 1681323

Código
Nome
301884
Cidadania e Acesso à Justiça
Ementa:
Desafios contemporâneos para o exercício dos direitos humanos e da cidadania; Perspectivas de Acesso à Justiça. Conceito de Cidadania. Contextualização da construção dos direitos de cidadania.
Sem: 1 | CH: 30
301882
Fundamentos Teóricos dos Direitos Humanos, Educação em Direitos Humanos e Direitos Fundamentais
Ementa:
Sistemas de Políticas Públicas de Educação. Direitos Geracionais. Fundamentos das Gerações de Direitos: aspectos históricos e movimentos sociais. proteção jurídica nacional e internacional.
Sem: 1 | CH: 30
301885
Inclusão Social, Desigualdades e Diversidade Étnico-racial
Ementa:
Direito à igualdade étnico-racial. Fundamentos conceituais sobre identidade, diversidade e minorias. Identidade, Diversidade e Minorias: Proteção jurídica à diversidade e minorias no direito nacional e internacional; Sistemas de Políticas Públicas de Inclusão Social.
Sem: 1 | CH: 30
301883
Proteção Internacional da Pessoa Humana, Migrações e Globalização
Ementa:
Globalização. Propostas de políticas públicas para as migrações. Convenções, tratados, pactos e demais normativas internacionais. Organização das Nações Unidas. Organização Internacional do Trabalho. Corte Interamericana de Direitos Humanos. Comissão Interamericana de Direitos Humanos
Sem: 1 | CH: 30
301888
Direitos Humanos e diversidade sexual e de gênero
Ementa:
Gênero na doutrina jurídica brasileira. Conceituação e diferenciação da acepção gênero em relação ao sexo. Gênero enquanto padrão de comportamento e de papel social. As questões do poder nas relações de gênero. Gênero, Feminismo e Direito.
Sem: 2 | CH: 30
301889
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Ementa:
A relação entre o Direito, a Sociedade e a Ecologia. A pessoa humana e o ecossistema: exploração e conservação. Os conceitos hegemônicos de meio ambiente, ciência e tecnologia na sociedade ocidental, num plano evolutivo, bem como suas relações com o desenvolvimento sustentável e a nova ordem econômica mundial.
Sem: 2 | CH: 30
301886
Sistemas de Políticas Públicas no Contexto Municipal e Promoção de Direitos
Ementa:
Conceitos operacionais de políticas públicas: básicas, compensatórias e de inclusão social. Sistemas de Políticas Públicas de Proteção aos Direitos Humanos. Políticas Públicas de Promoção de Direitos.
Sem: 2 | CH: 30
301887
Tutelas Difusas de Proteção aos Direitos Humanos
Ementa:
Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Tutela dos Direitos Humanos no Ordenamento Jurídico Interno. Instituições e institutos protetivos de direitos difusos e coletivos. A Tutela dos Direitos Humanos no Âmbito Internacional.
Sem: 2 | CH: 30
301893
Metodologia de Ensino
Ementa:
Cenários de ensino aprendizagem. Práxis Pedagógica. Excelência no processo de ensino/aprendizagem nos diferentes níveis. Avaliação da aprendizagem. Estratégias de ensino e aprendizagem. Metodologias Ativas. Metodologias de ensino-aprendizagem.
Sem: 3 | CH: 15
301891
Políticas Públicas para Crianças, Adolescentes, Jovens, Idosos e Pessoas com Deficiência
Ementa:
Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes; Direitos Humanos de Juventude; Direitos Humanos do Idoso; Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência. Políticas Públicas Geracionais. Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes.
Sem: 3 | CH: 30
301890
Reconhecimento nas Relações de Trabalho
Ementa:
Dignidade da pessoa humana e os direitos fundamentais trabalhistas. Políticas públicas de promoção da dignidade do trabalhador e de condições dignas de trabalho. Desafios Contemporâneos de Proteção ao Trabalhador.
Sem: 3 | CH: 30
301892
Sistemas Internacionais de Proteção aos Direitos Humanos e Cortes Constitucionais
Ementa:
Sistemas de Políticas Públicas de Proteção aos Direitos Humanos; Sistemas Regionais de Proteção (Interamericano, Europeu e Africano); Sistema Universal (Nações Unidas); Tribunal Penal Internacional.
Sem: 3 | CH: 30
301894
Trabalho de Conclusão de Curso
Ementa:
Execução do Trabalho de Conclusão de Curso, consistindo em projeto de pesquisa e artigo científico, que serão realizados por meio de orientações em sala de aula com a supervisão de orientador escolhido pelo acadêmico
Sem: 3 | CH: 15

Corpo Docente

LOURDES HELENA MARTINS DA SILVA

Data de Admissão: 01/08/2003
Titulação: Mestrado
Disciplinas:
Fundamentos Teóricos dos Direitos Humanos, Educação em Direitos Humanos e Direitos Fundamentais

Fale Conosco