Congrega Urcamp Bagé
FeiradeProfissoes

Setor de apoio acadêmico ao estudante

O que é?

O ARTIGO 84 da LEI 9394/96, prevê que os discentes da Educação Superior podem ser aproveitados em tarefas de ensino e pesquisa pelas respectivas Instituições, exercendo funções de monitorias, de acordo com seu rendimento e seu plano de estudos.

A Universidade da Região da Campanha, para dar conta da sua missão, propõe o desenvolvimento de ações que se voltem para um ensino de qualidade e a valorização do ser humano.

Neste sentido, a URCAMP oferece, através das monitorias, um espaço de acolhida ao aluno durante o período em que o mesmo realiza o curso, a contar do seu ingresso até a sua conclusão.

Objetivos

• Criar condições necessárias para a acolhida do aluno na vida universitária, bem como sua permanência no ensino superior, visando à formação de um profissional sensibilizado com as questões postas para o mercado de trabalho nos tempos atuais.

• Oportunizar ao acadêmico a possibilidade de vivenciar a docência e as atividades técnicas, didáticas e científicas, bem como propiciar uma maior integração do aluno junto à instituição, através das monitorias.

• Normatizar a MONITORIA DE APOIO E MONITORIA DE NIVELAMENTO, através de resoluções.

1- Qual o objetivo da MONITORIA DE APOIO?
Aprofundar estudos em disciplinas do próprio curso
Auxiliar na preparação de seminários, grupos de estudos, organização e divulgação de eventos do curso e
Participar de grupos de pesquisa pertinentes a sua área de formação.

2-Qual o objetivo da MONITORIA DE NIVELAMENTO?
Oportunizar aos calouros uma revisão dos conteúdos do ensino médio que apresentam lacunas e são fundamentais aos seus estudos universitários.

3-Como participar de grupos de Monitorias?
O aluno pode ser MONITOR OU MONITORADO. Como monitor, o aluno deve participar através edital de seleção, conforme prevê a resolução. Para ser monitorado, o aluno pode solicitar ou ser indicado por um professor e/ou Coordenador do Curso.
Todas as informações estão nas RESOLUÇÕES desta página. A resolução 01/2009, estabelece regras de apoio pedagógico no processo de MONITORIA DE NIVELAMENTO e a resolução nº 06/2009, estabelece as regras para a MONITORIA DE APOIO.

Monitoria de Nivelamento

Monitoria de Apoio