Banner Institucional  
BannerCREDIES  

Urcamp conclui planos diretores de Candiota e Hulha Negra

entregaplano

Trabalho envolveu vários profissionais e foi entregue nesta semana para as prefeituras

Os Planos Diretores de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA) dos municípios de Candiota e Hulha Negra foram entregues nesta semana aos prefeitos. O trabalho desenvolvido por profissionais, professores e acadêmicos de diversas áreas do conhecimento da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) ocorreu por meio de uma parceria com as prefeituras e UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski), financiadora da iniciativa.

O grupo de trabalho denominado Núcleo de Desenvolvimento de Estudos Urbanos e Ambientais (NEDUA) foi constituído por 19 integrantes com coordenação do arquiteto e urbanista e vice-presidente da Fundação Áttila Taborda (FAT/Urcamp), Leonardo Castilho, além das supervisões da pró-reitora acadêmica, Virgínia Paiva Dreux e pró-reitora de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Elisabeth Drumm.

Segundo Castilho, o trabalho iniciou em 10 de maio de 2016 e em 30 de outubro deste ano foi concluído o de Hulha Negra e, posteriormente 30 dias, o da cidade de Candiota. Para o professor, a experiência foi muito válida e a aplicação prática propicia o que muitas vezes na teoria não tem condições de desenvolver. “É um aprendizado difícil de mensurar. A vivência junto à comunidade, o que aprendemos, a troca de experiências dos profissionais dos municípios com professores e alunos da instituição”, comenta.

O profissional explica que o Plano Diretor é uma projeção para que a cidade se comporte em determinada maneira ao decorrer do tempo. “Apontar os problemas e conduzi-los para uma melhor solução. Tentar potencializar lugares que entendemos que tem futuro em determinadas áreas e reduzir conflitos”, detalha

Para a execução do trabalho, o Núcleo se reuniu semanalmente nas quartas e sextas-feiras para discutir o andamento do processo. O aprendizado com as comunidades foi um marco para o grupo. O docente Francisco Lucas (Chico) comenta que, apesar de ser um técnico na área é um tema que não é trabalhado diariamente. “Foi um aprendizado com as comunidades sabendo levar os anseios”.

 

Elaboração

Os planos foram estruturados em quatro fases, sendo a primeira a mobilização da comunidade e dos gestores (prefeituras e Urcamp) para a formação do grupo de trabalho. Já a segunda fase foi direcionada para um levantamento de leituras das realidades urbanas e rurais dos municípios, onde envolveu cinco temas: história, cultura e patrimônio; urbano; rural e ambiental; econômico e social e jurídico. Com os dados foi realizada a primeira audiência pública, onde o grupo apresentou o cenário atual das duas cidades. 

A terceira etapa do plano foi marcada por um estudo entre o Núcleo e uma equipe de profissionais nomeados de ambas as cidades ligados as áreas dos temas. Os participantes se reuniram e analisaram os dados da realidade, o que resultou num modelo de proposta urbano e rural para planejamento e desenvolvimento dos municípios. “Essa ferramenta foi apresentada na segunda audiência pública para a comunidade e após as equipes se reuniram e transformaram os modelos urbanos e rurais em um projeto de lei, finalizando a quarta etapa do processo. Essa minuta de projeto e relação do material levantado em todas as fases foi entregue aos dois prefeitos para envio à Câmara a fim de aprovação e após homologação pelo Executivo”, acrescenta Leonardo Castilho.

planohulha

planocandiota

Tecnologia

O trabalho resultou, também, num sistema de informação geográfico. Todo o material está num banco de dados “Geo Referencial”, que vai servir como uma ferramenta de apoio ao planejamento de ambos dos municípios. 

Entenda

A elaboração dos Planos foi um compromisso assumido pela UTE Pampa Sul e pela Engie como uma das condicionantes para obtenção da Licença de Instalação (LI) da Usina junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). “Esperamos que todo o trabalho desenvolvido sirva para o desenvolvimento futuro das cidades de Candiota e Hulha Negra. Agradecemos a comunidade e as equipes das prefeituras que sempre nos auxiliaram e estiveram presentes durante este trabalho, além de agradecer todo o empenho da Urcamp em desenvolver um estudo tão bem elaborado e bem feito como este. Por fim, desejamos que estes Planos Diretores venham para contribuir com dinamismo para o progresso futuro de todas as duas municipalidades”, destacou o gerente socioambiental da UTE Pampa, Hugo Roger Stamm.

 

A inserção acadêmica

O estudante de Arquitetura e Urbanismo, Renan Rosso, 24 anos, participou de todo o trabalho do Núcleo. Para o jovem foi uma oportunidade para conhecer a legislação, a interação com a comunidade e professores. “Um aprendizado enorme”, declara. Já Mariana Hoesel Scherer, 27 anos, que fez parte do grupo é egressa da Urcamp e contribuiu muito para a coleta de dados de Hulha Negra, pois seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi sobre o município. A pesquisa da profissional serviu como fonte para o desenvolvimento do plano diretor. Mariana afirma que sua atuação foi uma grande experiência. “Muito importante para o crescimento pessoal e profissional”.

A pró-reitora Virgínia Dreux conta que a instituição foi procurada pela Engie para elaboração dos planos e verificar quais metodologias que a universidade utilizava. Com a experiência já vivenciada nesse processo pelos professores em Dom Pedrito e, também, em Bagé, onde a Urcamp atuou como consultora na elaboração da proposta, foi firmado um convênio entre a instituição e a financiadora do projeto. 

Virgínia ainda relata que a formação do grupo foi multidisciplinar, envolvendo várias áreas e acadêmicos. “Foi de extrema satisfação, pois cumprimos com o nosso papel de instituição comunitária, além de incentivo a iniciação científica e prática aliada a sala de aula. Os alunos ficaram totalmente satisfeitos”, frisa. A pró-reitora diz que é gratificante ver a satisfação da Engie com a instituição. “Um compromisso que a reitora Lia Quintana assumiu com a empresa e o dois municípios, no qual cumprimos integralmente com o cronograma dos planos”.

academicosdois

Contato

Av. Tupy Silveira, 2099
CEP 96400-110

 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

(53) 3242 8244

(53) 3242 8898