Universitários de São Gabriel atuam em júri simulado aliando teoria e prática

jurium

Os acadêmicos do sétimo semestre do curso de Direito do campus da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) de São Gabriel que integram a disciplina de Estágio Supervisionado a Prática Penal I, ministrada pelo professor Ubiratara Vieira Azambuja, participaram, na semana passada, de uma atividade desafiante.

Os universitários atuaram num júri simulado, ocupando o papel de magistrado, promotor de justiça, advogado de defesa, jurado e até mesmo de réu. Na noite de sexta-feira, 17, com o tribunal do júri lotado, os acadêmicos apresentaram o julgamento de um caso de homicídio e quem estava na plateia assistia atentamente os detalhes da encenação.

Para o professor Ubiratara, o júri simulado é o momento em que o aluno sai da teoria e de algumas práticas realizadas em sala de aula para ter contato com um processo real – fato que marca a fusão entre teoria e prática. “É impressionante a tenacidade com que eles querem participar da atividade. Percebemos o encantamento do aluno pela profissão que ele vai exercer”, destaca o docente.

juridois

De acordo com a coordenadora do curso, Ana Paula Torres, com a desenvoltura dos universitários atuando na simulação, as práticas didáticas pretendidas pela universidade são 100% atingidas. “Percebo que cada aluno, dentro de suas características pessoais, procura exercer da melhor forma possível seu papel no júri simulado. É gratificante quando estamos assistindo essa atividade e se observa que eles utilizam o aprendizado de outras disciplinas como a Comunicação Jurídica e a Metodologia da Pesquisa, que fazem parte lá do começo do curso. A desenvoltura deles no júri nos permite avaliar a qualidade dos profissionais que estarão, dentro de pouco tempo, prontos para contribuir com a sociedade na área do Direito”, enfatiza a coordenadora.

O campus de São Gabriel frisa a parceria da juíza Juliana Neves Capiotti, do Poder Judiciário. “Agradecemos pela parceria que oportuniza essa atividade importante dentro do Tribunal do Júri de São Gabriel”, completa Ana Paula Torres.

juritres

juriquatro