Vestibular de Verão 2018 reúne centenas de estudantes

aurcamptres

O domingo foi de prova para centenas de estudantes. A Universidade da Região da Campanha (Urcamp) realizou o Vestibular de Verão 2018 em todos os campi. A instituição registrou 800 inscrições até a meia noite de sexta-feira, 17. A prova de redação com duração de três horas contou com os temas “Aplicativos de carona se popularizam no Brasil e driblam falta de segurança” e “A Responsabilidade ambiental do cidadão sustentável”. Os candidatos deveriam escolher um dos temas propostos e redigir um texto dissertativo – argumentativo com no mínimo 15 e máximo 30 linhas. Os estudantes tinham a opção de ingressar na Urcamp pelo vestibular ou pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dos anos de 2014, 2015 ou 2016.

A pró-reitora acadêmica, Virgínia Paiva Dreux, avalia positivamente a realização do Vestibular e a grande procura pelos cursos nas áreas da Saúde, Sociais Aplicadas e Exatas. “Esse resultado corresponde ao trabalho que a instituição está realizando com novas metodologias de ensino e qualificação de professores”, destaca.

O listão dos aprovados será divulgado na quarta-feira, 22, no site da universidade. As matrículas serão realizadas a partir do dia 27 de novembro na Central do Aluno. Os documentos necessários são cópia de RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, título eleitoral, comprovante de residência e certificado de reservista (masculino), além de documentos originais como uma foto 3x4 e histórico escolar.

Já as matrículas para os vestibulandos que se inscreveram nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e licenciaturas (Educação Física, Ciências Biológicas, História, Pedagogia e Letras) ocorrerão somente em dezembro com data ainda a ser divulgada.

aurcampum

O futuro decidido

Quem fez a prova achou os temas importantes para dissertação. A vestibulanda Gabriela Bastos, 17 anos, diz que os assuntos propostos são atuais, mas decidiu redigir sobre os aplicativos de carona. “Fiz minha inscrição para Jornalismo, mas acredito que vou optar pela segunda opção que é Educação Física”, comenta. O Artur Paz, 22 anos, resolveu escrever sobre a responsabilidade ambiental, pois tinha mais alternativa de elaborar a redação. O jovem já decidiu o que pretende para o futuro. “Quero cursar Direito e prestar concurso para federal”, relata.

A Urcamp também recebeu estudantes de outras cidades da região. Eliandra Fernandes, 19 anos, veio de Hulha Negra para realizar a prova.  A jovem escreveu sobre os aplicativos, em razão de ter conhecimento sobre o assunto e pelo fato que ocorreu em São Paulo, quando uma jovem, de 22 anos, foi morta após oferecer carona em um aplicativo. Eliandra já decidiu o seu futuro. “Quero cursar Direito e ser advogada”, diz.

Vestibular Complementar

A Urcamp realizará um Vestibular Complementar de Verão 2018. As inscrições estarão abertas a partir de terça-feira, 21, pelo site www.urcamp.edu.br.  A prova de redação será realizada no dia 10 de dezembro, às 13h30.  A taxa de inscrição é de R$ 30. Conforme a Pró-Reitoria Acadêmica (PROAC), no Vestibular Complementar serão oferecidos os cursos que ainda restam vagas.

Créditos/Financiamentos

A Urcamp possui algumas modalidades de crédito e financiamento para os vestibulandos, além das bolsas Prouni/Proies que são oferecidas por meio de inscrição no site do Ministério da Educação, conforme cronograma estipulado pelo governo.

FIPRES – O Financiamento Próprio Estudantil (Fipres) permite que o aluno ingressante pague apenas 70% da mensalidade e o restante, de 30%, somente após concluir a graduação. A instituição dispõe, ainda, um desconto de 15% para o estudante que se matricular em todas as disciplinas da grade curricular.

CREDIES/FUNDACRED – No Credies, o vestibulando pode pagar 50% da mensalidade enquanto está estudando e o restante, de 50%, após concluir o curso. A solicitação de financiamento ocorre por meio do site portal.fundacred.org.br.

FIES – Financiamento Estudantil do Ministério da Educação, o qual permite que o aluno possa financiar até 100% de sua graduação. Para isso é necessário que o estudante tenha realizado Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a zero e fazer a inscrição pelo site fiesselecaoaluno.mec.gov.br, seguindo o cronograma e os critérios exigidos pelo programa.

*Informações de documentos necessários para adesão aos financiamentos podem ser obtidas na Central do Aluno.

aurcampdois