Congrega Urcamp Bagé  
Vestibular de Verão  
FeiradeProfissoes  
Banner Institucional  

Concepção

  Missão e Visão

Objetiva a formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento regional, com uma percepção global da sociedade nas dimensões políticas, sociais, econômicas e culturais, através do ensino, da pesquisa e da extensão.

Princípios Institucionais

  • Valorização do homem consciente, crítico e comprometido consigo mesmo e com os outros.
  • Primazia do bem comum sobre os interesses individuais, num espírito essencialmente democrático.
  • Educação transformadora nas dimensões de compreensão e de intervenção na realidade.
  • Pluralismo de idéias e concepções pedagógicas, garantindo a liberdade de ensino, de pesquisa e de extensão em todas as áreas do conhecimento.
  • Relação entre compromisso universal e vocação regional da instituição.

Estrutura Física 

 

 

 

 

 

 

 

O câmpus sede da Urcamp está instalado em Bagé, mas a universidade inclui em sua área de abrangência outros sete câmpus universitários: Alegrete, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, São Borja, São Gabriel e Sant’Ana do Livramento. A área construída totaliza 73.825,94m2. Acrescida da recente área comprada na cidade de Caçapava do  Sul, atinge  4.208,85m2.

Proposta Pedagógica  

O processo de concepção, elaboração, execução e avaliação de propostas pedagógicas fundamenta-se na convicção de que os projetos pedagógicos dos cursos de programas da Urcamp se constituem em um processo de integração de concepções epistemológicas, políticas e pedagógicas; em elementos articuladores das funções de ensino, pesquisa e extensão (dimensão interna); nas respostas da universidade às demandas sociais e às expectativas da carreira profissional pertinente (dimensão externa); ser fator de unidade e de articulação acadêmica entre os Câmpus universitários; apresentar elementos propulsores de contínuas inovações na medida em que a sua formalização desencadeia renovadas propostas individuais e coletivas.  

Tal proposta tem por base os seguintes pressupostos comuns: 

  • o ensino é um processo de desenvolvimento pessoal e de transformação social propícia,mediante currículos dinâmicos, a formação de profissionais concorrendo para a revitalização da cultura regional e universal. 
  • a pesquisa é instrumento de elaboração e de reelaboração de conhecimentos e de intervenção racional na realidade; constitui-se também em linha metodológica  (dimensão investigativa) que subsidia a ação pedagógica, além de estratégia de auto-conhecimento institucional  auto avaliação. 
  • a extensão é entendida como processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa, de forma indissociável, viabilizando uma relação transformadora entre universidade e sociedade.  

Finalidade 

 

 

 

 

A URCAMP, nos termos da Lei 5540/68, tem por finalidade promover o ensino, a pesquisa e a extensão, favorecendo o desenvolvimento das ciências em todos os ramos do conhecimento, das letras e artes e a formação de profissionais de nível universitário, apoiada em valores de transformação e comprometida com a extensão dos benefícios do desenvolvimento a todos os membros da comunidade regional. São objetivos da Universidade da Região da Campanha: valorizar a pessoa humana e a sua atividade, razão de existir da URCAMP, concebida nas suas dimensões de liberdade, solidariedade e transcendentalidade construir um clima de autenticidade, através da participação, entendida como manifestação e partilha da experiência humana e dos valores culturais cultivar a sensibilidade na apreensão qualitativa dos significados da existência, transcendendo o imediato e o prático-utilitarista, na participação do desenvolvimento regional adotar uma pedagogia de realidade, através da relação fundamental entre ensino, pesquisa e extensão, na leitura crítica do mundo e na ação transformadora-renovadora do meio zelar pelo relacionamento dialético entre saber sistematizado e saber popular, fator decisivo na construção do saber e da cultura.O objetivo maior da Universidade é continuar a conquista de sua maturidade institucional, sendo uma universidade humana, comunitária e regional - uma universidade de todas as camadas da população da Região e não apenas daqueles que, formalmente, freqüentam os bancos universitários.

Contato

Av. Tupy Silveira, 2099
CEP 96400-110

 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

(53) 3242 8244

(53) 3242 8898