Congrega Urcamp Bagé  
Vestibular de Verão  
FeiradeProfissoes  
Banner Institucional  

Tecnologia em Agronegócio

 

 

 

Perfil profissional: 

O tecnologo em Agronegócio é o profissional que viabiliza soluções tecnológicas competitivas para o desenvolvimento de negócios na agropecuária a partir do domínio dos processos de gestão e das cadeias produtivas do setor. Prospecção de novos mercados, análise de viabilidade econômica, identificação de alternativas de captação de recursos, beneficiamento, logística e comercialização são atividades gerenciadas por este profissional. O profissional do agronegócio está atento às novas tecnoligas do setor rural, á qualidade produtiva e produtividade do negócio, definindo investimento, insumos e serviços visando à otimização da produção e o uso racional dos recursos.

 MERCADO DE TRABALHO:

O egresso deve estar apto a atuar nos setores públicos e privados nas seguintes áreas: cooperativas e sindicatos rurais, propriedades rurais, agroindústrias, atacadistas e hipermercados, fornecedores de suprimentos ao agronegócio, empresas de logística e distribuição, certificadoras, unidades de beneficiamento, escritórios rurais e como empreendedor na gestão de propriedades rurais.

Turno: Noturno

Coordenação de curso
Profª. Ms. Rossana Veiga do Canto

Campus que contém o curso:

Sede de São Gabriel

Gestão Ambiental

 

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

O profissional desta área utiliza técnicas e conhecimentos para garantir o uso racional dos recursos naturais e a preservação da biodiversidade. Nesta área, pode planejar, desenvolver e executar projetos que visam à preservação do meio ambiente, como programas de reciclagem e de educação ambiental. O Gestor ambiental ainda analisa a poluição industrial do solo, da água e do ar e a exploração de recursos naturais e, com base nos dados coletados, elabora estratégias para minimizar o impacto causado pelas atividades humanas.

MERCADO DE TRABALHO:
O gestor ambiental trabalha conciliando interesses das organizações, da sociedade e do meio ambiente. Por isso, sua área de atuação é ampla. O Gestor ambiental pode trabalhar em indústrias das mais variadas áreas, em todas as esferas de governo e em Organizações Não-Governamentais (ONGs). Os empreendedores podem ainda criar empresas de consultoria na área. A área acadêmica também é uma opção.Em grande parte, a demanda se dá pela necessidade da maioria das empresas de adquirir a certificação ISO 14.001, que atesta o cumprimento de normas de gestão ambiental - documento fundamental para a  exportação. A maior parte das vagas está nos estados mais industrializados, no Sul e Sudeste. Mas as demais regiões também começam a buscar qualificação no setor, inclusive trazendo profissionais de outros estados, quando há escassez local.

 

Campus que contém o curso:

 

  • Campus Universitário de Dom Pedrito
  •  

    Engenharia Civil

     

     

    PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS: 

    O curso de Engenharia Civil visa formar profissionais capazes de elaborar, executar e fiscalizar projetos e obras, bem como exercer atividades correlatas, tais como consultoria, assessoramento, ensino e pesquisa. As principais áreas de conhecimento envolvidas são cálculo estrutural, materiais de construção, hidráulica, geotécnica, saneamento, transporte (projeto e construção de estradas e obras de arte) e construção de edifícios.

     MERCADO DE TRABALHO:

    O Engenheiro Civil pode trabalhar em empresas de projeto e consultoria; construtoras e empreiteiras; empresas governamentais; instituições de ensino e pesquisa, privadas ou governamentais

    Duração: 5 anos

    Turno: Noturno

    Coordenação de curso

    Bagé:  Prof. Ronald Rolim ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )

    Sant´Ana do Livramento: Prof. Asdrubal Loredo Machado Júnior 

    ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )

      Campus que contém o curso:

  • Campus Universitário de Santana do Livramento
  • Sede de Bagé 
  • Documentos para atendimento do Art. 32 da Portaria 40/2007

    Biblioteca

    Infra Estrutura

    PPC Engenharia Civil

    Conselho de Centro - CCEA

    Em construção.

    Arquitetura e Urbanismo



    PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

    O Curso de Arquitetura e Urbanismo da URCAMP foi criado em 1990 e reconhecido pelo MEC em 1994, quando formou a primeira turma. Desde o início, o objetivo é o de oferecer uma formação que abranja todas as áreas de atuação da profissão, garantindo a atuação dentro dos parâmetros legais exigidos.
    A estrutura do curso conta hoje com pesquisa na área de patrimônio arquitetônico e técnicas construtivas. Visa formar profissionais reflexivos e críticos, pleno nas suas atribuições, para atuar na organização, produção e construção de espaços abertos e fechados. É uma excelente oportunidade profissional devido a crescente preocupação atual com os espaços urbanos, meio-ambiente e sustentabilidade.

     Mercado de trabalho:

    Há uma valorização da profissão, o que faz com que a sociedade entenda o papel de um Arquiteto e Urbanista e procure-o por seus serviços. Grande parte dos acadêmicos tem estágio remunerado na área. O mercado de trabalho é abrangente, onde o profissional graduado pode atuar em diferentes áreas como: escritórios particulares, empresas da construção civil, poder público, comércio especializado em móveis e materiais, perícias, ensino e pesquisa.

    Duração: 5 anos

    Turno: Noturno


    Coordenação de curso
    Bagé: Profª. Vera Maria da Fonseca Ramos
    ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.   )

     Campus que contém o curso:

  • Sede de Bagé
  • Contato

    Av. Tupy Silveira, 2099
    CEP 96400-110

     

    O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

    (53) 3242 8244

    (53) 3242 8898